Transitar nas vias dos grandes centros urbanos exige muita atenção do motorista — por exemplo, com relação aos limites de velocidade, que, obviamente, devem ser respeitados. Mas existem outros fatores que influem na segurança do condutor e da carga que está sendo transportada. Passar “com tudo” sobre lombadas e valetas, às vezes por desatenção, é um deles. No entanto, são os buracos que desafiam a paciência de quem está no comando do veículo e, em todos esses casos, os pneus são os que mais sofrem. Alguns cuidados ajudam a prolongar a vida útil deles.
1 - Se não der para evitar vias esburacadas, ao menos, transite em baixa velocidade nesses pontos. Do contrário a estrutura dos pneus vai pagar o pato.
2 - Acelerar e frear bruscamente, além de ser extremamente perigoso, são hábitos a serem evitados, pois isso desgasta mais os pneus.
3 - Fazendo as manutenções preventivas do veículo, não só os pneus como o sistema de suspensão irão passar por check-ups periódicos. Portanto, não pule as revisões programadas.
4 - Pode parecer bobagem, mas manter a calibragem correta dos pneus evita vários problemas — ainda mais em se tratando de um veículo de carga. Faça isso sempre com os pneus frios, seguindo a pressão indicada pelo fabricante (essa informação pode ser encontrada no manual).
5 - Volante “puxando” para o lado é sinal de falta de alinhamento e balanceamento — problema muitas vezes ocasionado por buracos. Procure a assistência técnica o quanto antes, pois isso também gera desgaste dos pneus.
6 - Especialistas dão a dica: calibre seus pneus a cada dois abastecimentos do carro, para garantir uma boa vida útil deles.
http://revistapegn.globo.com
Postar um comentário
ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos