“As bicicletas nos dias de hoje vieram para ficar” é uma destas frases de senso comum que, além de conter uma ideia vazia em si, carrega equívocos de interpretação historiográfica. Desde o início do século 20 as bicicletas estão presentes em nossas cidades. Em maior ou menor quantidade, com mais ou menos visibilidade, mas sempre estiveram presentes.
Se nas grandes cidades ou nas cidades em crescimento os automóveis ainda dominam a paisagem e a ocupação da maior parte das vias públicas, o mesmo não pode ser dito sobre algumas cidades brasileiras de pequeno porte – até 100 mil habitantes, de acordo com o IBGE, que é o caso de Tarauacá no Acre.Valden Rocha está em Tarauacá fazendo pesquisa sobre o uso de bicicletas
O ciclista Valden Rocha está no município realizando uma ampla pesquisa sobre a cultura da bicicleta na cidade, visando investigar profundamente as características que fazem dela uma das 10 entre os mais de cinco mil e quinhentos municípios, onde se utiliza a bicicleta como meio de locomoção.
“Agora nova pesquisa está sendo desenvolvida na cidade onde um grupo nacional deverá publicar um livro sobre o assunto. Mais de 200 pessoas serão entrevistadas, assim como grupos de ciclistas e personagens que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Estima-se que as duas maiores lojas especializadas em comercializar bicicletas no município, sejam as que mais vendem bicicletas no Estado do Acre” disse Valden.
O Jornal Folha de São Paulo, na versão online, destacou ainda no ano de 2015, na coluna “A Bicicleta Na Cidade“, de Daniel Guth (consultor de políticas de mobilidade urbana), as nove cidade do País onde a bicicleta é o principal meio de transporte da população, entres elas, encontra-se Tarauacá. Segundo o colunista, nos lares da cidade na época haviam de 3 a 4 bicicletas por domicílio. Ao todo estimava-se que existisse 27 mil bicicletas na cidade, contra 800 automóveis.