O deputado Jenilson Leite (PCdoB) reivindicou durante a sessão desta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), mais investimentos em Saúde nos municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão. Ele citou que é necessário avançar no diagnóstico de doenças que afligem a população desses municípios, que juntos somam mais de 70 mil habitantes.
“Estou fazendo uso do pequeno expediente para fortalecer uma luta que é ampliarmos a capacidade de diagnóstico nos hospitais na regional Tarauacá /Envira. Tarauacá, Feijó e Jordão continuam tendo condições precárias para cuidarem da população. Temos que fortalecer essa luta. A nossa Secretaria de Saúde tem que ter um olhar diferenciado para aquela região. São 70 mil habitantes”, disse o deputado.
Jenilson Leite voltou a pedir, também, o funcionamento da lei aprovada pela Aleac de autoria do ex-deputado Eduardo Farias (PCdoB), que garante celeridade no atendimento às pessoas da zona rural. A nova legislação baseia-se no princípio da equidade prevista pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria já foi sancionada pelo governador Tião Viana (PT).
“Enfatizo a necessidade para uma atenção maior para aqueles que vêm da zona rural. Às vezes essas pessoas tem que seguir o mesmo protocolo daqueles que moram na cidade. É uma injustiça a pessoa esperar de cinco a dez dias para ser atendido. Há um projeto aprovado e sancionado que é o Cartão Verde. Precisamos ampliar esse debate, cumprir um dos princípios do SUS que é a equidade”, pontou.
Da Redação do AC24HORAS