VEREADORA JANAINA FURTADO E DEPUTADO JESUS SÉRGIO VISITAM MULHERES DE TARAUACÁ PRESAS EM CRUZEIRO DO SUL

Deputado Jesus, Vereadora Janaina e o diretor Clinger Magalães
Na última sexta feira, 17 de março, a Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade), juntamente com o Deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT), visitaram as mulheres de Tarauacá que cumprem pena na Penitenciária Feminina Guimarães Lima no município de Cruzeiro do Sul. Atualmente são 40 mulheres que estão no presídio feminino e dessas, 24 são de Tarauacá. Como não há uma unidade prisional feminina no município, elas estão presas em Cruzeiro do Sul, sendo que algumas já foram sentenciadas e outras são presas provisórias. A maioria das que estão no presídio é por envolvimento com o tráfico de drogas.


Há 2 anos a vereadora Janaina Furtado vem se reunindo com familiares dessas presidiárias na luta para instalação de uma unidade prisional feminina em Tarauacá. A parlamentar já conversou com diversas autoridades sobre o assunto. Em 2016, a luta ganhou o reforço do Deputado Estadual Jesus Sérgio que se sensibilizou com a situação famílias das presas e está empenhado na causa. 

conversa com o diretor
Na visita a vereadora e o deputado conversaram o Diretor do Presídio Sr. Clinger Magalhães, que por sinal recebeu os parlamentares de forma muito cordial e respeitosa. Depois foram até o interior da unidade, conversaram diretamente com as presidiárias, ouviram suas histórias e reafirmaram o compromisso de lutar para que elas possam cumprir suas penas em Tarauacá.

Janaina fala com as presidiárias
Para nós não importa o que vocês fizeram lá fora. O que queremos é a garantia que os direitos de vocês sejam respeitados aqui dentro. Que vocês possam cumprir as sentenças determinadas pela justiça, próximas de seus filhos e demais familiares, paguem pelo crime que cometeram, possam se recuperar e voltar para o convício social”, disse Janaina.

Jesus Sério fala com as presidiárias
A luta não é fácil, porém não é impossível. Já conversei com a direção do IAPEN e nesse momento já estão a procura de um prédio para locar, fazer as adaptações necessárias para receber vocês. A Janaina em Tarauacá e eu em Rio Branco não vamos parar essa luta até conseguirmos nosso objetivo. Aproveitem esse tempo em que estão ai dentro e façam uma reflexão sobre o que fizeram, pensem nas suas famílias e tentem mudar seus pensamentos. Contem com a gente", falou o Deputado Jesus Sério.


Com as agentes penitenciárias e policial militar 
No ano de 2015, a pedido do promotor Luís Henrique Rolin, o juiz da nossa cidade Guilherme Aparecido Fraga, mandou o Governo Estadual instalar uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá num prazo de 180 dias, para que as presas possam cumprir suas penas perto dos filhos e dos demais familiares como manda a legislação. 

Espaço onde dormem as famílias quando fazem visitas às presidiárias
As famílias dessas mulheres, na sua totalidade de baixa renda, quando juntam dinheiro para visitá-las no presídio, passam por um verdadeiro transtorno. A visita acontece nos dias de quarta feira e domingo. Elas precisam locar um táxi ou comprar passagem de ônibus, sair de Tarauacá um dia antes, dormir em um hotel ou num prédio (tipo garagem) localizado nas proximidades da unidade. 

Outra situação refere-se ás audiências que acontecem geralmente no fórum de Tarauacá e elas precisam se deslocarem no “camburão” do IAPEN, por cerca de 500 quilômetros (ida e volta), o que demanda uma estrutura composta de veiculo, combustível, motorista e pessoal da escola.


LEIA AQUI A DECISÃO DO JUIZ

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem