Francisca Aragão Leite, ícone da educação Tarauacaense, faz hoje 82 anos de vida e história.


Francisca Aragão Leite nasceu no Seringal Novo Porto, Rio Murú, em Tarauacá, hoje município de Jordão, no dia 29 de outubro de 1942. Filha de Ataliba Ximenes e de Maria Lima Aragão, com os quais tinha uma excelente relação de amor e carinho. Ambos sabiam ler e escrever, por isso valorizava a Educação e o respeito para com o ser humano. Criada nesse clima familiar e harmonioso herdou de sua mãe a paixão pela educação, que a levou a aceitar todos os desafios a ela colocados.

Iniciou seus estudos no Seringal Novo Porto, em uma sala de aula, construída no barracão onde morava, com uma professora paga por seu pai. Em 1952, aos 10 anos veio para Tarauacá, estudou na escola João Ribeiro e concluiu o 1º grau em 1957. No ano seguinte, começou a trabalhar no prédio da Maçonaria, no programa da prefeitura com alfabetização de jovens e adultos. Em 1964 fundou a escola Instituto São José, na qual foi a 1ª professora.

Em 1968 foi para Manaus, cursar a escola normal no convento Preciosisssimo Sangue. Concluído o curso, foi para Rio Branco cursar faculdade de pedagogia pela Universidade Federal do Acre em 1973. Nesse tempo em que estudava continuava a trabalhar como professora. Além dessa tão nobre profissão, exerceu a função de diretora da escola Delzuíte Barroso e Plácido de Castro. Em 1976 foi nomeada Inspetora de ensino, período em que fundou a Escola de ensino médio Dr. Djalma da Cunha Batista, ficando como diretora. Nos anos de 1976 a 1982 dividia suas atividades, manhã e tarde na inspetoria e à noite na escola de ensino médio, e também como professora de didática geral e de estrutura e funcionamento.

Em 1989 assumiu a secretaria municipal de educação, conseguindo trazer para o município o primeiro curso de ensino superior- pedagogia, o qual ficou como coordenadora do curso até 1992. No ano seguinte, ficou como professora e coordenadora do ensino médio até o ano de 1997. Neste mesmo ano foi nomeada secretaria municipal de educação até 2002, quando foi eleita presidente da União de secretarias municipais de educação- UNDIME, neste período conseguiu dinamizar o trabalho das Semes, com cursos de formação, congressos e fóruns, em 1999 foi nomeada coordenadora do núcleo da regional de Tarauacá.

Além de educadora Francisca Aragão exerceu o mandato de vereadora de 1983 a 1988, período que corresponde a 6ª legislatura da Câmara de vereadores de Tarauacá.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem