José Manoel Dourado de Oliveira, o popular Manoel Monteiro, é um homem raro na política tarauacaense. O cargo de vereador não mudou seu jeito de ser. Estar sempre bem com a vida, aonde chega contagia o lugar com sua alegria. Amante e parceiro do esporte, embora, não tenha um bom gosto quando se trata de torcer por algum time, pois é flamenguista.
Manoel Monteiro exerce seu segundo mandato de vereador. No biênio 2013/2014 presidiu o parlamento. Deixou como legado uma mini reforma e o modo como conduziu os trabalhos do legislativo. Agora é o primeiro secretário da casa.
Manoel quando jovem foi seringueiro, diz ele que dos bons. Na cidade ingressou no movimento comunitário de bairro. Chegando a ser presidente do maior bairro da cidade: Senador Pompeu "Praia", onde mora até hoje. Nem mesmo as alagações que no inverno atormenta os moradores, inclusive o vereador, é capaz de fazer ele mudar de endereço. É um verdadeiro praiano.
O mandato de vereador só lhe fez mudar uma coisa: a condição de poder auxiliar mais pessoas. Na sua residência, o que difere a cozinha da sala é as panelas. Ou seja, lá todos têm acesso e acolhimento.
Discursando é uma graça, "engole" o S das palavras no plural, mas isso, não tira o brio de sua personalidade e nem do seu discurso. Pois fala o linguajar do povão interiorano. O Cabloco amazônico- que não teve oportunidade de estudar- contudo, seus discursos é contundente.
Em seis anos de mandatos, Manoel continua indo ao trabalho em sua bicicleta. Cumprimenta a todos e a todas por onde passa.
Manoel é pai de quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.
Manoel é vereador pelo PCdoB. Se alguém quer conhecer um verdadeiro socialista/comunista conviva com o Manoel Monteiro.
Por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com