TARAUACÁ:SESSÃO SOLENE PELO FALECIMENTO DO VEREADOR ROBERTO FREIRE


O Presidente da Câmara Municipal de Tarauacá Vereador Ezi Aragão iniciou a Sessão falando do estranho sentimento por ser essa a primeira vez que se faz uma Sessão de despedida de um colega de trabalho, lembrando que apesar das divergências ideológicas e partidárias, ele e o Vereador Roberto Freire sempre mantiveram um diálogo racional para o bem estar do cidadão tarauacaense. Após, o Presidente justificou a ausência do Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno e do Vereador Valdor do Ó, por ambos estarem em ação de saúde no rio Muru.


Saiba um pouco sobre a trajetória política do Vereador Roberto Freire.
O Vereador Roberto Freire iniciou sua vida política quando se elegeu Vereador pela primeira vez em 2005, hoje já se encontrava em seu terceiro Mandato.

Em seu primeiro mandato exerceu o cargo de 2º Secretário no biênio de 2005/2006 e 1º Secretário em 2007/2008.

Em seu segundo Mandato foi 1º Secretário em 2009/2010 e em março de 2011 assumiu como Presidente até o final de 2012.

Atuou em vários Partidos Políticos tais como PT, PDT, PP, PSD E por último no PROS. Roberto participou ativamente dos trabalhos desta Casa Legislativa, chegando a ser Relator de CPI.

A Sessão também contou com a Presença do Deputado Estadual Jenilson Leite o Pastor Sérgio Melo, e o Prefeito em Exercício, Chagas Batista.


O Vereador Lulu Neri foi o primeiro a falar dizendo-se muito triste pelo fato ocorrido, falou da habilidade e competência do Vereador Roberto Freire nas articulações políticas e como foi bem recebido pelo Vereador quando ingressou nesta Casa Legislativa. Colocou-se a disposição para ajudar a família e os amigos do Vereador no que for preciso.

OVereador João Moreiradisse que o Vereador Roberto Freire era o tipo da pessoa que estava sempre querendo mudar as coisas pra melhor. Estava sempre a par de sua situação de saúde do Vereador, pois sempre estava em contato telefônico. Diz que seus discursos eram pesados, mas sempre defendendo a população de Tarauacá. Como tal vê similaridade entre os seus discursos e do Ex Vereador. Finalizou dizendo que o município perdeu um grande homem e pedindo conforto para a família.

O Vereador Manoel Monteiro disse que quem conhece a política sabe que há muitas divergências, mas que com o Vereador Roberto Freire havia diálogo antes de tudo. Falou dos sonhos e planos do Vereador Roberto Freire para uma Tarauacá melhor. Acrescentou que uma de suas maiores virtudes era o respeito pelo próximo, e por isso tem certeza que Roberto Freire se foi sem mágoa de seus companheiros do Legislativo. Manoel Monteiro se sente muito triste e abalado pelo falecimento do nobre vereador e demonstrou toda a solidariedade para com a família principalmente a esposa a Senhora Conceição.


A Vereadora Janaína Furtado se perguntava o que ia dizer, e concluiu que nesse momento não há palavras que expressem um sentimento de perda e dor tão grande. Disse ser muito triste ver um colega de parlamento partir, mas sabe que a dor e a saúde maior é para a família e para os amigos, já que em breve todos voltarão para suas rotinas. A Vereadora finalizou deixando toda sua solidariedade para com a esposa Conceição, familiares e amigos. Disse que o Vereador Roberto Freire merece como ser humano e parlamentar, todo nosso respeito.


O Vereador Sidenir disse que o Vereador Roberto Freire visava o bem estar do povo, teve a oportunidade de ser atendido pelo Vereador Roberto Freire quando ainda trabalhava no BANACRE. Antes de ser político Sidenir já vinha à Câmara ver os debates e lembra que o Vereador Roberto Freire era um dos que sempre lutava por dias melhores para a população tarauacaense. Apesar das divergências, nos últimos tempos estava tendo um bom relacionamento na Casa. Diz que o Vereador nunca interrompeu um Projeto que beneficiasse a população. Finalizo desejando muita força e coragem à família Souza e que o Vereador Roberto Freire será insubstituível.


O Vereador Mirabor Leite também se questionava sobre o que dizer em um momento de grande dor para todos. Pediu uma oração pelo Vereador e para sua família para que Deus os ajude a suportar essa dor incomensurável. Diz que um amigo nunca morre e só tem a agradecer pela amizade que o Vereador Roberto Freire o dispensou principalmente nos últimos dois anos. Finalizou pedindo a Deus o confortasse e o tivesse em um bom lugar.

O Vereador Cacique Nasso diz que esse momento que aflora todo nosso sentimento. É muito triste, esse momento de partida, mas que temos que estar preparado para enfrentá-los. Disse que nesta Casa há muitas divergências, mas os Vereadores se tratam como amigos. Hoje o Vereador Roberto Freire nos deixa e isso é muito triste. Pediu que esteja ele onde estiver descanse em paz ao lado de nosso senhor Jesus Cristo.


O Vereador Marlindo Pinheiro disse que é com muito pesar que se despede do companheiro de trabalho desta Casa. Pediu a Deus que confortasse a família. Disse que o Vereador Roberto Freire nesses dez anos de vida pública representou muito bem a população tarauacaense, mas é natural da vida humana o fato ocorrido. E que Deus o Guarde e tenha em um bom lugar.


O Presidente Ezi Aragão diz ser difícil encontrar palavras para definir os sentimentos de hoje. Sente-se muito triste em perder uma liderança política como o Vereador Roberto Freire, liderança que têm três mandatos e que tem uma família unida. Ezi tenta imaginar a dor que passa os familiares e amigos nesse momento, e tem ciência de que essa é uma dor essa difícil de aceitar.


Amigo Companheiro, o Vereador vai ficar nos anais dessa Casa, disse o Presidente. Um vereador que brigava por Tarauacá e era fiel politicamente. Exímio conhecedor do Regimento Interno passando por todas as funções vai ser difícil alguém substituí-lo a altura, e por isso vai ficar na lembrança de todo o povo de Tarauacá. Com certeza o Vereador Roberto Freire deixou sua marca como liderança política. Finalizou se solidarizando com a família e os amigos.


O Deputado Jenilson Leite trouxe seus sentimentos à família. Diz ter acompanhado na condição de médico o sofrimento tanto da família como do próprio Vereador. Doença típica de Tarauacá de nódulo a tumor hepático levou essa vida muito cedo, por isso tem a certeza que se precisa investir cada vez mais no conhecimento e buscar o máximo possível erradicar essa doença do nosso município e do nosso Estado com políticas públicas que possam diminuir o risco a nossa população. Na condição de parlamentar eleito por esta terra é uma tristeza perder um parlamentar que nos ajudava na luta diária em defesa do povo.

Esse é um momento que nos une e que nos leva a reflexão. Para o Deputado deve-se ressaltar o respeito humano que ele presenciou por parte dos seus colegas do legislativo. Finalizou dizendo que a política não é tudo, e que o principal é nossa alma nosso, nosso caráter e o nosso sentimento humano, com isso demonstrou solidariedade a família do Vereador.

Carlos Cunhado do Vereador Roberto Freire agradeceu a todos que se solidarizaram e deram apoio a família. Nesse momento de tristeza, ficou contente pela ajuda que muitos se dispuseram a dar rendendo assim suas homenagens a essas pessoas. Para ele uma vida bem vivida é uma vida com qualidade, tratando as pessoas com respeito e amor, porque a grandeza de uma pessoa ela se faz no bem que a pessoa pratica, não com as riquezas que ela acumula.


O Pastor Sérgio Melo da Igreja onde o Vereador Roberto Freire pregava o evangelho, diz que é com muita dificuldade que usa esse momento, mas não se pode fugir dele porque é a realidade. Na qualidade de Pastor da Igreja onde o Vereador Roberto Freire congregava, teve que reconhecer se teve uma grande perda com a partida de Roberto Freire. O Vereador Roberto Freire foi também um presbítero da Assembléia de Deus, portanto um patrimônio da igreja e acredita também que da Câmara Municipal como parlamentar. Por isso agradeceu a consideração e o respeito da população de Tarauacá pelo vereador o Vereador Roberto Freire.


Fez uma reflexão lembrando que na correria da vida não há mais tempo para Deus. Há tempo para tudo, mas muitas vezes não tiramos tempo para deus. E a nossa vida só existe por causa de Deus.


Disse que todos têm uma tarefa, uma missão e que deixamos um legado através das obras e trabalhos. Leu um texto sagrado Eclesiastes cap. XII até o versículo VIII. Segundo o Pastor por mais saúde que uma pessoa tenha vai chegar o momento que as pernas começam a tremer referindo-se a fragilidade humana porque nós não somos nada por isso precisamos buscar a Deus. No final o Pastor fez uma oração pedindo força a Deus.

O Vice-Prefeito Chagas Batista disse que a Prefeitura Municipal justificou seu atraso por estar em uma reunião na Prefeitura. Manifestou solidariedade a família do Vereador Roberto Freire pedindo a Deus que os ajude a suportar esse momento. Manifestou também solidariedade a Casa dizendo que é um momento de reflexão.


Comunicou que a Prefeitura Municipal de Tarauacá decretou três dias de luto e ponto facultativo hoje para que os servidores pudessem acompanhar o sepultamento. Desejou que o Vereador Roberto Freire possa descansar em paz. Afirmou que Tarauacá hoje está de luto pela perda de uma pessoa importante na nossa comunidade. Finalizou pedindo a todos ser mais solidário e mais compreensivo.


O Presidente Ezi Aragão aproveitou o ensejo para lembrar que o sepultamento é hoje às 17:00hs e que na semana que vem não haverá Sessões por causa da semana da Páscoa e pela perda do nobre Vereador Roberto Freire que deixou todos enlutados.

Assecom

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem