Acre conquista espaço competitivo na rota do turismo brasileiro

Rio Branco
A participação do Acre no Mapa do Turismo obteve aumento de 60% se comparada a versão anterior. Os dados foram divulgados em dezembro de 2013 e dizem respeito ao principal instrumento do Ministério do Turismo (Mtur) para investimentos no país.

A ação segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, cuja proposta está na estruturação, ordenamento e diversificação da oferta turística sustentável, com referência na base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT). “O resultado referenda os investimentos do governo acreano na área, reafirmando que outras cidades também apresentam potencial capaz de atrair negócios e visitantes”, comenta Rachel Moreira, secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul).

Antes dez, agora são dezesseis municípios identificados pelo mapa:

Vale do Acre: Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. 
Vale do Juruá: Cruzeiro do Sul, , Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá.
Vale do Tarauacá: Tarauacá, Feijó e Jordão 

Porta de entrada - Ainda no ano passado, o Mtur avaliou 65 cidades e elegeu 18 como “destinos indutores do desenvolvimento”, seguindo o Índice de Competitividade do Turismo. Nessa categoria Rio Branco aparece entre as premiadas, já que é a principal porta de entrada para o estado.

A capital angariou a maior evolução no quesito cooperação regional, passando de 27,3 pontos, em 2011, para 74,7 – em uma escala de 0 a 100. Entre as ações de destaque, estão os projetos de desenvolvimento compactuados com municípios do Vale do Acre, como a Rota Internacional Pantanal–Amazônia–Andes–Pacífico.

Ao todo, treze áreas foram consideradas, como acesso, economia local, serviços e equipamentos turísticos. A Setul, por meio do relatório “Turismo em Números”, também aponta melhorias no setor com o registro de aumento no fluxo turístico aéreo.

Houve salto de aproximadamente 60 mil passageiros a mais (322 mil em 2009 contra 382 mil em 2012). “A região também recebeu franquias de redes hoteleiras nacionais e internacionais atraídas pelo desenvolvimento dos últimos anos. A maioria já se instalou e outras estão em processo de construção”, ressalta a secretária de Turismo.

Assessoria de imprensa
André Lima: (68) 9231-3099
Sec. de Estado de Turismo e Lazer (Setul)
Tel: (68) 3901-3024/​3000/​3022

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem