A Secretaria de Turismo e Lazer do Acre – Setul, apresenta os números referentes às primeiras quatro pesquisas realizadas para identificar o perfil do turista e do visitante nos eventos de lazer, cultura e entretenimento promovidos no Estado. As entrevistas foram feitas por servidores da Setul, utilizando formulários distintos para visitantes (moradores do local do evento ou de locais próximos, mas que não dormem no lugar de realização do mesmo) e turistas (que residem em outros municípios, estados ou países do local do evento e que dormem pelo menos uma noite no lugar). A sondagem foi feita durante o Brasileia Folia (nos dias 4 e 5 de julho), Arraial Cultural (de 3 a 6 de julho), Reunião Anual da SBPC (24 a 26 de julho) e Cavalgada (27 de julho).
Em cada uma delas foi abordado um número diferenciado de pessoas. Os resultados estarão disponíveis para consulta do setor de turismo e servirá como ferramenta de trabalho para a elaboração de projetos, ações pertinentes à melhoria de produtos e serviços e subsídio para elaboração de políticas públicas voltadas para o turismo. Um banco de dados com estas informações está sendo criado e no qual serão relacionados os itens com o perfil do turista, características da viagem, gastos, volume de negócios gerados, entre outras informações.
A Setul tem como objetivo utilizar os dados estatísticos, levantados nesta série de pesquisas inéditas, para uma abordagem mais concreta do mercado e do fluxo turístico no Estado para que, tanto os gestores, como empresários e trabalhadores do setor possam avaliar a política do turismo no Estado e fazer alterações necessárias para aprimorar o segmento.
Outras pesquisas semelhantes ainda estão em processo de tabulação de dados, como é o caso da Expoacre, da GCF, dos Festivais indígenas Mariri e Copa das Árvores. Uma equipe da Setul também estará presente na Expoacre Juruá, no Congresso de Medicina Tropical e nos festivais Xinã Bena e Yawa realizando o levantamento.
Alguns dados obtidos nas amostragens:
Brasileia Folia
· Das 105 pessoas entrevistas, 93% são consideradas turistas (que são de origem diferente à dos moradores). A maioria oriunda de Rio Branco
· Os itens mais destacados positivamente neste evento foram a receptividade e a qualidade das apresentações. Os itens negativos citados durante a pesquisa foram o excesso de público e falhas na segurança.
Arraial Cultural
· Entrevistadas 89 pessoas, sendo 83 visitantes e 6 turistas, entre os dias 3 e 6 de julho. Foram utilizados formulários diferentes para cada público.
· Sobre os turistas, a maioria compõe a faixa entre 18 e 30 anos, nível de escolaridade mais alto, utilizou carro como meio de transporte para conhecer o Estado.
· Um dado curioso: 98% do total dos visitantes (que moram em Rio Branco) relatou que era a primeira vez que participava do evento e a maioria pretende retornar em outras edições
Cavalgada 2014
· 100 pessoas participantes das 19 comitivas foram entrevistadas
· Em relação a outros eventos, o que teve número mais equilibrado entre turistas (de outras localidades) e visitantes (residente no local do evento). O primeiro grupo representou 35% do total de entrevistados, sendo a grande maioria, 78%, de municípios do interior do Estado
· O maior público do evento está na faixa de 18 a 30 anos e é solteiro, com nível superior
· Rodeios e shows são os grandes atrativos também da Expoacre, na preferência de 34 e 39% dos entrevistados, respectivamente
Reunião SBPC
· Foram entrevistados 190 turistas
· A maioria (58%) se hospedou em hotéis.
· Em torno da metade dos turistas entrevistados visitaram os pontos culturais e turísticos durante estadia
· A receptividade é um dos pontos fortes citados
· Rede hoteleira insuficiente, bem como sistema de transporte
(ASSESSORIA)