Virada Cultural promove 24 horas de programação

Músicos da Unidade Coletiva promotora da Virada Cultural falam sobre o evento na Praia do Amapá (Foto: Assessoria FEM)

Chegou a hora da Virada Cultural da Praia do Amapá. Pela primeira vez, Rio Branco acolhe um evento com 24 horas de uma programação artística e cultural nas mais diversas áreas: música, teatro, dança, filmes, literatura e debates.

Promovida pela Unidade Coletiva, a Virada acontece neste sábado e domingo, 12 e 13, com início às 17 horas e término às 17 horas do dia seguinte. Cerca de 25 bandas autorais se apresentam.

A ideia da Virada nasceu com a Unidade Coletiva. Criado há dois meses, o coletivo traz como proposta reforçar o sentido democrático dos espaços públicoscom a ocupação deles por meio da arte. “Seria pensar a cidade sobre vários aspectos, tendo a arte como eixo motivador. Foi assim com o espaço histórico do Cacimbão, em que a Unidade mostrou que é preciso reforçar esse sentido, e agora com a Praia do Amapá, lugar de referência do movimento cultural acreano, que abrigou e revelou com os festivais vários artistas. Esses espaços, hoje ociosos, precisam ser revitalizados, pois narram ricas histórias da nossa cultura”, afirma George Naylor, um dos organizadores do evento.

“Foi algo natural de um processo que percebemos ser necessário. Nós, da música, que vivenciamos um momento de arranjo com o surgimento de bandas autorais há cerca de cinco anos, vimos que algo se estagnou de lá para cá. Era preciso retomar esse ânimo, e tá aí”, disse o músico Saulo Olímpio. Para ele, o movimento pretende ainda propor uma nova roupagem: “Motivar a própria classe artística a promover suas coisas, e não ficar dependendo somente de editais. Nós temos as ferramentas necessárias para fazer qualquer evento. A internet está aí, atecnologia digital, então, se o artista quiser ele pode se autoproduzir. Na verdade, a ideia é para chegar a isso que está acontecendo com a Virada e o Cacimbão. Estamos conseguindo retomar esse espírito”, afirma.

Leia mais AQUI

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem