TARAUACÁ: Governo faz entrega de 13 mil mudas de frutas cítricas a produtores do município.


Para agregar mais renda à produção familiar na região de Tarauacá o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), está fazendo a entrega de 13 mil mudas de frutas tipo citrus (tangerina, limão e laranja) para famílias que vivem na região rural do município.

A iniciativa anima agricultores como Francisco Alves que recebeu na quinta-feira, 26, mais de 30 mudas de citrus. “Ano passado eu recebi também outras mudas de laranja, tangerina e limão. Este ano vou plantar ainda mais porque tem muita área aqui na minha terra pronta para plantar. Isso é muito bom para nós”, diz o agricultor.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Mamoré e Maracanã, Lucivan Silva Rodrigues, afirma que o investimento na distribuição de mudas de frutas cítricas permite que a comunidade aumente a fonte de renda com o trabalho na agricultura familiar.

“Hoje a gente faz a entrega para treze famílias. Isso tem uma representação muito boa para nós porque o produtor daqui um ano e meio vai ter a produção de tangerina, laranja e limão para vender. Estamos passando por uma crise de limão aqui em Tarauacá e agora, com essas mudas, a gente sabe que no próximo ano vamos ter uma produção muito boa”, comentou o presidente da associação.

Lucivan Rodrigues acrescenta que ano passado 30 famílias receberam mudas de citrus. “Esses produtores aguardam ansiosos para colher a produção e ter mais um pouco de renda”, completou.

Verão a favor da produção - O gerente da Seaprof em Tarauacá, Narcelio Bayma, explica que a equipe da Secretaria de Produção está aproveitando o período de verão amazônico para intensificar a entrega das mudas e cada produtor está recebendo entre 45 a 50 mudas. “Para atender aos produtores beneficiados, às vezes, precisamos fazer a distribuição em caminhonetes para chegar aos produtores que vivem nos ramais. Esse ano, graças a Deus, as coisas estão acontecendo na hora certa”.

Além disso, o gerente da Seaprof destaca que na área de produção há avanços também na área de destoca, aradagem e plantação de milho.

“Cada produtor beneficiado está sendo contemplado com dois hectares de terra aradada e destocada. Estamos aproveitamos a entrega das mudas para entregar também sementes de milho. Este ano o produtor está de sorriso aberto. Estamos completando, este mês, em Tarauacá, 400 hectares de áreas aradadas e destocadas e distribuindo seis toneladas de milho”, celebra Narcelio Bayma.

Por  Nayanne Santana

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem