Campanha "Mulher, Tome Partido", será lançada nesta quinta, 26


A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) coordena no Acre a campanha ’Mulher, tome partido. Filie-se!’, que será lançada em Rio Branco nesta quinta-feira, 26, no plenário da Assembleia Legislativa, às 10 horas. A campanha foi organizada pela bancada feminina e pelas procuradorias especiais da Mulher da Câmara e do Senado, e conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, ONU Mulheres e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, além do Fórum de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos.

O objetivo é impulsionar a participação feminina na política. Atualmente 51,3% dos eleitores brasileiros são mulheres, mas elas são somente 8,7% dos membros da Câmara dos Deputados. Este dado demonstra a relevância da Campanha para que a Câmara dos Deputados se torne também a Câmara das Deputadas. A necessidade é a mesma para as assembleias estaduais e câmaras municipais.

Deputada Perpétua Almeida é a representante da campanha no Acre (Foto: Assessoria)

A deputada Perpétua Almeida convidou mulheres de todos os partidos para participar do lançamento da campanha que acontecerá às 10 h, desta quinta-feira (26), no plenário da Assembléia Legislativa. “ Vamos lotar o plenário de mulheres de todos os partidos e até sem partido para modernizar, inclusive com o apoio da ONU, a política no Brasil. Tenho certeza que quando as casas legislativas e até o executivo for ocupado meio a meio por mulheres teremos uma política mais humanizada. Há necessidade de elevar o nível da consciência política, debater a importância da participação feminina na tomadas de decisão desse país e pra isso é preciso ter mais força. Por isso é importante que a mulherada escolha um partido que se identifique com suas causas e ocupe seu lugar na política. Vemos aqui em Rio Branco, a diferença que nossas companheiras fazem apesar de serem tão poucas. Imagine quando formos muitas mais!”, disse Perpétua.

Durante todo o mês de setembro, a campanha estará sendo lançada em todos os estados. O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. Os organizadores da campanha também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total. “Vamos melhorar esses números”, desafiou Perpétua.


Assessoria

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem