Próxima segunda feira, dia 25, será a vez do município de Tarauacá (5ª Zona) sediar o Seminário Eleitoral

Mais de 60 pessoas, entre pretensos candidatos e representantes de partidos políticos estiveram presentes no Seminário de Direito Eleitoral realizado em Feijó, no último sábado, 16. O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) por meio da Escola Judiciária Eleitoral, tem o objetivo de levar orientações aos principais atores das eleições de 2012 acerca de assuntos como registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas, crimes eleitorais e captação de recurso de campanha.

O interesse por parte dos pretensos candidatos é um importante passo para uma boa atuação no cenário político, na opinião do presidente do TRE-AC, desembargador Pedro Ranzi. Presente no evento, ele reforçou o que tem dito nos últimos dias: "o maior interesse da Instituição é que o processo eleitoral transcorra dentro da normalidade e orientar nunca é demais para que esse anseio seja garantido", destacou.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz-membro da Corte, Glenn Kelson Castro, afirmou que os candidatos são os responsáveis por uma eleição limpa e transparente. "Quero deixar uma reflexão a todos os que desejam ser candidatos: o que pode ser feito para que Feijó seja uma cidade melhor?". Para o diretor, a melhor forma de políticos trabalharem para o desenvolvimento de uma cidade é agindo dentro da legalidade e ajudando na fiscalização do processo eleitoral.

Uma das palestras mais aguardadas do Seminário foi a do juiz eleitoral da 7ª Zona, Gustavo Sirena, que falou sobre Propaganda Político-Eleitoral. Para ele, a orientação que o TRE leva aos partidos e candidatos é uma grande oportunidade para conhecer o que a lei eleitoral disciplina. Paralelamente a isso, disse que no processo eleitoral não cabe somente orientação, a punição surgirá quando necessária. "Nosso papel é fazer cumprir a lei", enfatizou.

No dia 25 será a vez do município de Tarauacá (5ª Zona) sediar o Seminário que será ministrado pela juíza eleitoral, Dra. Joelma Ribeiro Nogueira bem como pela promotora eleitoral, Dra. Nicole Golzalez Colombo Arnoldi, direcionado aos pré-candidatos, dirigentes partidários e demais interessados, com os temas propaganda eleitoral e crimes eleitorais.


Em Tarauacá o Seminário será realizado a partir das 08:30h na sala do Júri do Fórum Estadual. Além da participação da juíza e da promotora eleitoral, servidores do TRE/AC, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, também proferirão palestras, cujos temas irão abordar registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas, crimes eleitorais e captação de recurso de campanha. 

O objetivo dos seminários é orientar pré-candidatos, dirigentes partidários, advogados, acadêmicos de Direito e demais interessados nos principais temas das eleições. 
 

Os palestrantes do evento são servidores da Secretaria Juduciária e do Controle Interno do TRE, além do juiz e promotor eleitoral responsável pela Zona Eleitoral onde o evento é sediado.


Do Blog do Accioly
com informações do TRE-AC e Cartório Eleitoral da 5ª Zona

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem