Moisés vai lutar pela volta do Vestibular na Ufac


O deputado Moisés Diniz (PCdoB) disse que vai lutar pela volta do Vestibular na Ufac. A instituição optou pelo ENEM como modelo de avaliação dos estudantes acreanos que buscam uma vaga na universidade pública.

“A Ufac decidiu pela mudança sem uma transição, sem consultar a sociedade, sem avaliar os riscos, sem estudar outros exemplos. É preciso voltar o Vestibular e discutir uma transição para o Enem”, argumentou o parlamentar.
O deputado do PCdoB diz que haverá sempre discursos contra o vestibular, alguns vão culpar o governo e outros culparão até os estudantes acreanos.
Moisés acha que haverá cada vez mais a entrada de estudantes de fora, devido a alta concorrência, nos grandes centros, por uma vaga na universidade pública.

“A disputa nos grandes centros (por uma vaga na universidade pública) é infinitamente superior ao Acre (proporcional à população), por isso que esses jovens migram para a disputa na Ufac, que é bem menos concorrida”, informou Moisés.

O deputado diz que há muito preconceito contra os estudantes acreanos e diz que a maioria dos concorrentes de fora vem de escolas particulares, de famílias que podem pagar uma boa escola de ensino médio.

“Esse discurso de que os jovens acreanos não estudam, não passa de preconceito. A maioria dos concorrentes de fora vem de escolas particulares. É a disputa entre o caríssimo e elitizado ensino privado, que serve as minorias, e o ensino público, disponível para as maiorias”, argumenta.

Moisés acha que estudantes de outros Estados vão tomar a vaga dos acreanos (daqueles que vivem aqui) e depois vão morar nos seus Estados de origem.

“Na transição do Vestibular para o Enem deve-se ter uma regra que estudante de escola particular não concorre com estudante de escola pública, aí vamos brecar a disputa desigual com as poderosas escolas privadas de fora do Acre”, finalizou.

fonte ac24horas.com

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Cara deputado,

    É louvável alguém se importar pelos estudantes acreanos uma vez que a maioria não consegue ingressar na Universidade, contudo uma coisa é fundamental aclarar; O que naverdade precisamos e de atenção à educação com professores mais bem capacitados, mais bem remunerados, com condições reais de desempenhar um bom trabalho em sala de aula. Que tal se os nobres deputados do nosso belo estado enchergassem essa questão e trabalhassem para a melhoria da nossa educação? Teríamos mais alunos acreanos na UFAC.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem