O Clima ficou tenso no Centro Sócio educativo Aquiry (Pousada do menor), localizada na estrada Apolônio Sales na noite desta sexta-feira, 18, quando por volta das 21h 40, menores internos do alojamento Delta 1 iniciaram uma rebelião, onde fizeram um buraco na parede conseguindo passar para outras alas onde rederam os cinco sócios educadores que estavam de serviço fazendo a segurança de 33 internos.
Após dominarem os sócios educadores, os internos atearam fogo em colchões para dificultar a entrada da Polícia.
Durante a fuga o interno José Inácio de Souza Evangelista, 19 anos, que cumpria medida sócio educativa por danos ao patrimônio público, desacato e porte de entorpecente para consumo próprio, teria tentado saltar a muralha de aproximadamente seis metros de altura usando uma “Tereza” corda confeccionada com lençóis teria perdido o equilíbrio ao sofrer um corte na mão e caindo da muralha onde quebrou o pescoço e morreu.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU ainda foi acionada, mas ao chegar ao local o menor já estava morto.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para apagar as chamas que consumiam os colchões queimados pelos menores.
Segundo informações outros oito internos conseguiram fugir saltando a muralha e tomando rumo ignorado.
Guarnições todos os batalhões e Batalhão de Operações Especiais – BOPE foram deslocados para a região da estrada Apolônio Sales, a fim de tentar capturar os adolescentes foragidos.
Representantes dos Direitos Humanos, Juizado da Infância e Adolescência, Polícia Civil e Militar estiveram no local para acompanhar as buscas e remoção dos menores que permaneceram no centro sócio educativo.
O Instituto Médico Legal – IML já foi resgatar o corpo do menor morto que será autopsiado para constatação da causa da morte
De janeiro até hoje são foram registrados mais de 10 rebeliões, motins onde ocorreram fugas, mas é a primeira vez que uma morte é registrada.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO GOVERNO DO ACRE
O Governo do Estado do Acre, por meio da direção do Instituto Socioeducativo (ISE), considerando o episódio da fuga de oito adolescentes, ocorrido na noite de sexta-feira (18), por volta de 21h30min, do Centro Socioeducativo (CSE) Aquiry, informa:
Nove adolescentes iniciaram fuga do CSE Aquiry, sendo que o último escorregou no muro, molhado devido às intensas chuvas, e, infelizmente, não resistiu à queda de seis metros, morrendo no local.
A situação foi controlada em 20 minutos pela equipe de segurança da unidade com a ajuda dos policiais militares, que faziam a ronda externa. A intervenção rápida impediu outras fugas.
A família está recebendo acompanhamento psicossocial, como também os trâmites funerais.
Todo o efetivo da capital e do interior das Polícias Civil e Militar está mobilizado na recaptura dos adolescentes foragidos. Durante o ocorrido, toda a cúpula de segurança pública estava no local.
Métodos de segurança serão executados de forma mais eficaz. Segundo a direção do ISE, um sistema de vídeo vigilância interna e externa será imposto no CSE Aquiry. Haverá também mais rigor nas revistas, a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP), a revisão do Manual do Procedimento de Segurança, a implantação de uma técnica de mediação de conflito.
Ainda nessa última sexta-feira (18) foi divulgado o edital do concurso simplificado com a lista de nomes dos que passaram na primeira fase. A medida é uma iniciativa do Governo do Estado a fim de melhorar o quadro de efetivos dos Centros Socioeducativos.
No entanto, o principal papel do ISE não está ligado somente á segurança, mas, principalmente, às medidas socioeducativas que, têm a missão de trabalhar o adolescente para que esse ressignifique o seu ato infracional. É uma tarefa difícil, porém, não impossível. E é esse o desafio que os servidores do ISE enfrentam, pois têm o compromisso de transformar o meio em que vivem em um lugar melhor.