Tarauacá assina compromisso para receber Campus do IFAC e sociedade civil organizada participa de encontro para debater a implantação na instituição no município

 
Sociedade Civil Organizada

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC se reuniu ontem com os poderes públicos e a sociedade civil organizada de Tarauacá, para ouvir a comunidade e coletar demandas sobre os problemas relacionados à educação técnica e as cadeias produtivas locais.

O encontro aconteceu ontem (16.09) e contou com a presença da Prefeita Marilete Vitorino, Reitor do IFAC, Marcelo Minghelli, Pró-reitor Breno Silveira, Professora Francisca Aragão (Governo do Estado), gestores, professores, estudantes e entidades representativas de diversos segmentos sociais do município.

De acordo com o Reitor Marcelo Minhelli, serão investidos cerca de 20 milhões de reais na construção do Campus de Tarauacá e haverá concurso público para contratação de cerca de 60 servidores que vão compor o quadro de pessoal da instituição no município.

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE – IFAC integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta de 38 institutos no país, mais de 400 unidades organizadas, oferecendo ensino gratuito do médio ao pós-doutorado. Compõe a estrutura de ações do Instituto: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Prefeita de Tarauacá, Marlete Vitório, com o reitor e equipe do IFAC
Prefeita de Tarauacá, Marlete Vitório, com o reitor e equipe do IFAC

A Prefeita de Tarauacá, Marlete Vitório, assinou o termo de compromisso para viabilizar a implantação no município de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre na manhã desta sexta-feira, dia 16 de setembro. Com o termo, o município se compromete em auxiliar a instalação da unidade com uma área de 50 hectares com infra-estrutura básica de asfalto, água e luz. Para a construção do campus o investimento do Governo Federal em Tarauacá será na ordem dos R$ 20 milhões.

sociedade presente

Representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade organizada lotaram o auditório da Escola Estadual Dr. Djalma da Cunha Batista na tarde de sexta, participando da oficina “IFAC Ouvindo a Comunidade”.

Abertura Oficial

Na abertura da oficina, a prefeita de Tarauacá enfatizou o momento histórico para a região. A representante do Núcleo Estadual de Educação, Profª Francisca Aragão Leite, elogiou a missão do IFAC em “educar, inovar e interagir com a sociedade promovendo inclusão, emancipação, cidadania e desenvolvimento sustentável”. E o reitor, Prof. Marcelo Minghelli reforçou que “a educação eleva oportunidades para o indivíduo e para a sua coletividade. Os Governos Estadual e Federal estão investindo no que há de melhor no Acre: o povo. Com educação geramos oportunidades, e com elas acabamos com a pobreza e nos afirmamos como um país rico para todos”.

População de Tarauacá participou ativamente da oficina

Após a fala das autoridades, o pró-reitor de Extensão, Prof. Breno Silveira, explicou o que é o Instituto e as perspectivas da expansão de suas atividades. “Temos a meta de atender todos os municípios do Acre até 2014”, adiantou, explicando também sobre o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e o Emprego, projeto de lei que aguarda aprovação no Congresso e que irá impulsionar ainda mais o atendimento do IFAC.

Dividido em grupos, cada setor participante deixou suas contribuições sobre as perspectivas de ofertas de cursos para Tarauacá. As sugestões serão sistematizadas e entregues ao Gabinete de Planejamento e Gestão do IFAC que irá unir os dados às estatísticas e demais informações coletadas sobre a região.












Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem