Cooperativa de músicos cria espaço para apresentação de artistas


Um novo palco para a apresentação do trabalho de músicos profissionais será inaugurado hoje em Rio Branco. O Beco da Música, localizado no Calçadão da Gameleira, é uma iniciativa inédita criada em 2010 pela Cooperativa de Trabalho dos Profissio-nais de Música do Estado do Acre (Comac), a primeira do gênero na região Norte. A proposta surgiu como uma opção de espaço livre e democrático onde devem ser abertas oportunidades e divulgação de trabalho, troca de informações e capacitação oferecida em cursos livres e oficinas, direcionadas tanto para os profissionais quanto para músicos iniciantes.
Com 500 cooperados em todo o Estado, a Comac tem sede em Rio Branco e escritórios filiados em Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Sendo que a primeira da região tem a missão de auxi-liar a formação de cooperativas nos demais estados e organiza o Seminário Cooperativismo Musical: um novo modelo de gestão, que será realizado em Rio Branco de 8 a 12 de junho com palestras e debates abertos ao público. Foram confirmadas as participações de representantes de estados onde as cooperativas já estão criadas como Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Amazonas; de integrantes do Fórum Nacional de Música; de estados que planejam a criação de suas cooperativas; da Asso-ciação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o secretário de Cultura do Estado do Amapá, José Miguel.
A iniciativa de realização do seminário surgiu da necessidade de integrar o país numa ação conjunta em busca da organização do setor musical em cooperativas de trabalho e realizá-lo no Acre tem caráter simbólico, segundo explica Antonio Carlos, porque gera a idéia de descentralização das ações de forma a abranger “a diversidade e complexidade da música brasileira e chamar a atenção para a movimentação que existe nas regiões mais remotas do país”.
Além do debate sobre cooperativismo serão abordados durante o seminário questões trabalhistas relativas e estes profissionais, educação musical, formalização da profissão e direito autoral. Durante a plenária final será elaborada e apresentada para aprovação a Carta de Rio Branco que deverá ser entregue ao senador Jorge Viana com as reivindicações da categoria.
Gafieira, samba e choro – O Beco da Música, primeiro produto criado pela Comac, estará aberto a partir das 20 horas desta sexta-feira no antigo The Rock Bar. Pagando um preço simbólico, o público terá acesso a shows de ritmos como samba e chorinho nos três ambientes da casa. No local será destinado um espaço de gafieira para quem gosta de dançar.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem