Cerca de 3.800 servidores Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) vão receber, ainda neste semestre, cerca de 1 R$ bilhão relativos ao Plano Bresser. “O sonho vai virá realidade”, afirma o presidente do sindicato da categoria, José Correia Daniel. O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou a correção monetária do montante.
A ação trabalhista foi movida pelo Sintesac contra o governo do Estado. Os servidores querem a reposição das perdas salariais acumuladas no Plano Bresser, lançado em junho de 1987 no governo do ex-presidente José Sarney. O STF deu um prazo de seis meses para a finalização do processo, que espira no próximo mês de maio. Os cálculos estão sendo realizados pela Justiça do Trabalho.
O Plano Bresser foi um plano econômico que tinha por objetivo dar sequência ao Plano Cruzado, que havia fracassado na tentativa de controlar a inflação. “O grande problema era o déficit público, no qual o governo mais gastava do que arrecadava. Quase todos os servidores públicos federais ganharam na justiça essa reposição”, informou o sindicalista.
Ele assegura que os servidores vão receber em parcelas ou de só vez. “Não tem como o governo do Estado não cumprir uma decisão da Corte Maior do País”, vaticina Daniel, que vai reunir a categoria para passar os últimos informes. “Vamos fazer uma grande festa para comemorar esse momento histórico”, finaliza.