Francisco das Chagas, de 35 anos, mantinha casa de farinha para prensar maconha (Foto: Sena24horas.com.br)
A Polícia Civil de Manoel Urbano (a 200 quilômetros de Rio Branco) apreendeu ao menos 20 quilos de maconha e prendeu um ex-presidiário que cultivava a droga numa região da zona rural do município, nesta terça-feira, 22.
Francisco das Chagas, 35 anos, que já cumpriu pena por homicídio, mantinha uma plantação de maconha e usava uma casa de farinha para fabricar a droga, em uma colônia da região.
Ao menos 13 policiais participaram da operação, com o reforço de agentes de Sena Madureira (município a 140 quilômetros da Capital acreana e a cerca de 60 de Manoel Urbano).
Francisco levou os policias a uma clareira na mata, onde ficava a plantação. A casa de farinha era usada para secar e prensar o entorpecente. Antes, porém, cinco quilos da droga já haviam sido flagrados pelos agentes, na casa do ex-presidiário.
No local foi encontrado também cerca de um quilo de sementes da cannabis sativa, a planta que origina a maconha, além de mudas, que estavam secando.
“A plantação apresentava poucos pés, o que aparentemente, indica que a colheita já tinha sido feita”, informou o policial civil Marcos Oriar. “Esta seria a segunda colheita a ser feita”, disse o agente.
“Comecei plantando maconha só pra consumo próprio, mas depois resolvi plantar pra vender”, confessou o acusado.
A polícia tem a informação de que em outro local -- distante seis horas de caminhada desta primeira apreensão -- também estaria existindo outro plantio em maior escala. Mas, com os igarapés da região represados, ainda não teria sido possível chegar à localidade.
Por isso, o helicóptero do Governo do Estado estaria sendo requisitado pela Polícia Civil, para voar até o novo plantio.