Dengue em Feijó: Após confirmação do primeiro caso, poder público se mobiliza.


Já se tem o primeiro caso confirmado de Dengue. E a cidadã que foi acometida por essa doença infecto-contagiosa, foi a Professora Maria Izaneide Santos da Silva (foto) e seu marido Luís Leandro Mourão, que segundo a mesma á quinze dias, mais ou menos, começaram a sentir os primeiros sintomas da doença, moleza e dor no corpo, dor nos olhos, muita febre, malta estar terrível, marchas na peles, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos e dor no fígado, dentre outros sintomas.

Diante de todos esses sintomas, ela e seu marido foram internados no hospital geral de Feijó, mas ao ser abordada pelo médico de plantão os mesmos foram surpreendidos, pela ação e reação do médico, ao dizer que no município de Feijó, não existia nenhum foco de Dengue, mesmo assim pediu exame para verificação de plaquetas, o mesmo receitou, para que tomassem soro com dipirona. Após, tomarem o soro os mesmos foram liberados.

Mas continuaram tendo febres, por mais ou menos seis dias, aí foi quando começaram a aparecer as primeiras marchas e erupções na pele semelhante ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, que corçarva muito. Nesse intervalo de tempo, enquanto o exame não chegava a professora e formadora de opinião izaneide ficou pesquisando na rede mundial de informações, ou seja, Internet, buscando mais informações sobre a dengue e que medicação a mesma podia tomar para combater a doença, praticamente se automedicando sozinha. Aí, a mesma foi ao posto de saúde e consultou-se com a Drª. Cirlandia, e falou para a médica do que estava sentido, foi que a mesma constatou que todos os sintomas da Dengue e pediu que imediatamente fizesse um exame laboratorial, na capital Rio Branco, foi colhido o material e enviado para o laboratório bionorte. Demorou, mais ou menos uma semana, aí o exame chegou o exame de nº 196694-7, e deu positivo e foi constatado que estava com Dengue.

E, hoje, foram pedidos novos exames para se ter uma melhor avaliação médica e após todos esses transtornos que a mesma passou, a professora Izaneide praticamente, já está melhor e já voltou inclusive a sua vida normal de professora e já está ministrando suas aulas, mas com todos os cuidados necessários do que a doença, inspira.

A professora Izaneide pede para que todos tomem bastante cuidado, para que não venham contrair essa doença e que ela não deseja que nenhuma pessoa passe por aquilo que ela passou. E, a mesma pede que as autoridades de saúde tomem mais cuidados na hora de avaliar e diagnosticar seus pacientes e que os mesmos tomem providências neste sentido, porque se não a Dengue vai se alastrar por todo o município de Feijó.

Mas a mesma fez questão de fazer e pagar este exame, para comprovar o descaso e mostrar para as autoridades de saúde do município, que realmente, havia e há Dengue no município, prova disso é que após a confirmação do caso de Dengue, na mesma é que as autoridades na área de saúde começaram a agir, pois pegaram o exame laboratorial da mesma, para averiguações e reuniões sobre o caso e que providências deveriam ser tomadas.

Prefeitura desencadeia um Vasto Mutirão e Arrastão pelos Bairros da Cidade para Conter o Avanço da Dengue no Município de Feijó


Após, a confirmação do primeiro caso de Dengue da Professora Izaneide Santos, e mais de trinta casos suspeitos as autoridades sanitária do município, juntamente com gestão municipal, na presença do vice-prefeito em exercício Pelé Campos, começar a agir na tentativa de combater o avanço da Dengue na cidade de Feijó, com um vasto mutirão e arrastão nos bairros da cidade de Feijó.
Segundo o vice-prefeito, em exercício Pelé Campos, é uma doença que assola quase todo o país e o município de Feijó, faz parte deste imenso país e infelizmente foi acometido desta nefasta e perigosa doença, que não for tomadas as devidas providências a mesma pode levar até a morte dependendo do caso.


Mas, o município de Feijó, foi acometido pela acreditamos nós e as autoridades de saúde, a vinda desta doença para o município se deu de maneira que haja criadouro ou focos do mosquito Aedes Aegypti no município e se deu por meio de pessoas infectadas que foram picadas por algum vetor importado e vindo, ainda na época do verão e agora na época das chuvas o mesmo veio proliferar e transmitir a doença a outras pessoas.

As medidas a serem tomadas é que a prefeitura em caráter de urgência, junto com toda a equipe da secretaria de saúde e da funasa, para que todos juntos possam combater a Dengue ainda no início de proliferação e não venham prolifera mais ainda e a doenças mais pessoas.

E, a partir do dia de hoje, já se iniciou um arrastão com uma equipe de limpeza da prefeitura, junto com uma equipe da secretaria de saúde e funasa, para que além de fazer a limpeza do lixo e entulhos, também terá uma equipe fazendo orientações, principalmente nos bairros,aonde existem focos e a incidência de casos da doença está sendo maior.Portanto, a prefeitura está tomando todas providências cabíveis de material e se Deus quiser iremos combater essa doença.
Segundo a Diretora da Funasa no município de Feijó, a Senhora Lucenilda Freitas, já tem três confirmados por meio de exames de sorologia, mas suspeitos só nessa terça-feira, 15, deram entrado no hospital mais de 30 pessoas.

As pessoas que se encontrarem com os Sintomas da Dengue, febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas avermelhadas na pele, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações. Portanto, todas essas que apresentarem esses sintomas procurem imediatamente o prédio dsa endemias da funasa, a antiga sucam, para que seja feito uma triagem, através de uma gota expressa de sangue, que o mesmo exame de malária. Na funasa, foi montada a central de atendimentos de todos que estiverem apresentando os sintomas da Dengue, com uma equipe médica e toda uma estrutura para atender a todos os casos suspeitos.

Após, feitos os exames foi constado que o paciente apresenta os sintomas da Dengue, o mesmo será encaminhado para o hospital geral de Feijó, para ser feito um novo exame, agora o exame de sorologia para ser encaminhado para o Lacen em Rio Branco, Ac e o laboratório lacen dará diagnóstico em 24 horas, além do da central de atendimentos localizada no prédio da funasa, os postos de saúde do município tem equipes treinas para atender qualquer cidadão que esteja apresentando os sintomas da Dengue.

Fonte: ACREFEIJÓ

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem