fonte/foto: blog do núcleo de ensino
Ontem (terça feira) pela manhã, fizemos uma visita ao Núcleo Estadual de Educação em Tarauacá.
Eu, Eurico Paz e João Maciel, fomos tomar ciência do que estaria acontecendo no processo de lotação dos concursados (temporários) da Secretaria Estadual de Educação. Nossa visita se deu por conta de várias reclamações que chegaram até o Sinteac de que estaria havendo favorecimento político e que não estaria sendo obedecida a ordem de classificação.
Ao chegarmos no setor de lotação, a primeira pessoa que encontramos foi o Vereador Ezi Aragão com uma das listas de classificados em suas mãos. Não deu tempo perguntar ao vereador o que ele fazia dentro do setor de lotação, pois o mesmo, com a nossa chegada, saiu muito rápido. Íamos perguntar se ele estaria fiscalizando o processo, cumprindo o seu papel de fiscal do povo.
Perguntamos à coordenadora, Professora Socorro Bezerra, se ela teria uma explicação para tanta reclamação. Ela nos respondeu o seguinte:
1. Que todo o processo de lotação estava obedecendo rigorosamente as regras estabelecidas no edital, principalmente a ordem de classificação;
2. Parte da confusão estaria acontecendo devido a uma nova lista de classificados que foi publicada e que constava algumas alterações em relação à primeira;
3. Que nenhum concursado estaria sendo permutado com a Prefeitura;
4. Que não estava havendo favorecimento nem "jeitinho brasileiro" para quem quer que seja;
Outro fato é que haviam muitos professores e professoras na frente do Núcleo de Ensino à espera daquele "famoso encontro" e de ser lotado(a) numa escola.
Os sindicalistas disseram que vão ficar atentos e que qualquer ato que eles considerarem politiqueiro, como é de costume, eles vão denunciar publicamente.