A Câmara analisa proposta que estabelece piso salarial de R$ 1 mil para os garis. A medida está prevista no Projeto de Lei 7926/10, do deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF). Segundo o texto, o valor será reajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A notícia agradou e pegou de surpresa a classe dos garis em Rio Branco. Sem representação oficial, eles já pensam em se organizarem para reivindicarem o novo piso, assim que for aprovado.
- Já era hora do nosso trabalho ser reconhecido, falta agora a nossa categoria se organizar melhor – disse o gari Raimundo.
A proposta é do Senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul. Para o parlamentar, a atividade desses profissionais é de fundamental importância para o meio ambiente.
- Com efeito, podemos afirmar que esses profissionais, além de manterem a cidade limpa, fazem do próprio trabalho uma atividade indispensável ao meio ambiente, ao garantirem a limpeza urbana com tarefas como a coleta de lixo, a capinagem e a varrição – disse em seu discurso o senador proponente.
Com informações da Agência Senado e Jairo Carioca – da redação de ac24horas