Educação avaliará aprendizagem de 45 mil alunos em todo o Estado: Provas do SEAPE serão aplicadas entre os dias 06 a10 de dezembro

Alunas
45 mil estudantes dos 22 municipios acreanos serão avaliados. (Foto: Eunicie Caetano/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação aplicará entre os dias 06 a 10 de dezembro, as provas do SEAPE (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar). Em sua segunda edição, 45 mil alunos do 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das redes estadual e municipal de ensino do Acre farão testes de Português e Matemática.
Criado em 2009, o SEAPE tem como objetivo avaliar o sistema de ensino público municipal e estadual e consequentemente identificar os fatores que interferem no desempenho escolar. O exame também traça um amplo quadro da situação educacional em todos os 22 municípios, e serve de suporte para o desenvolvimento de políticas educacionais no âmbito escolar e governamental.
“O exame permite saber onde a SEE precisa ter uma atenção maior junto ao professor. É uma radiografia do sistema, que orienta o nosso planejamento”, afirma a secretária de Educação, Maria Corrêa. A secretária ressalta ainda que os resultados obtidos logo no início do ano letivo de 2011, será importante, pois também haverá avaliações nacionais (Prova Brasil e Saeb). “Temos que enxergar agora para nos organizar melhor e continuar avançando nos resultados”.
Para a técnica da SEE, Cristina Maia, o exame dá a visão do que precisa ser planejado em termos de formação para os professores e alunos. “Com o resultado, saberemos o que os alunos precisam aprender e onde as capacitações dos professores serão focadas”.
Os testes, elaborados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, são compostos por questões objetivas, que avaliarão habilidades e competências dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, que serão distribuídas da seguinte forma: 28 itens para o 3º ano do fundamental, 44 para o 5º ano e 52 para os alunos da 8ª série e do ensino médio.
A importância de aplicar o exame não se restringe apenas em diagnosticar as condições de aprendizagem, ele vai mais além, pois alunos, professores, gestores e coordenadores administrativos responderão questionários socioeconômicos e da trajetória escolar, que irão servir para conhecer a realidade social de cada segmento da comunidade escolar.   
Ernani Baracho - Assessoria SEE  


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