Correios vão emitir CPF na hora e bancos também terão serviço


Algumas mudanças foram anunciadas pela Receita Federal, nessa semana, para quem for obter o CPF (Cadastro de Pessoas Física). A partir de agora, quem procurar as agências dos Correios para requerer o documento vai consegui-lo imediatamente.

Para a agilidade, basta que o requerente apresente carteira de identidade, título de eleitor e pague uma taxa de R$ 5,70. O cadastro é feito na hora, sem necessidade de envio de cartão para a residência do contribuinte. Antes, era preciso esperar uma semana para conseguir o documento.

O CPF é usado como forma de identificação dos contribuintes junto ao Fisco, mas se popularizou e hoje é usado como chave de segurança de bancos, órgãos públicos e até empresas privadas. 

Por enquanto, a novo sistema está sendo implantado nas agências próprias dos Correios, mas a previsão é ser estendido às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, ainda no primeiro semestre do próximo ano.

O contribuinte que encontrar alguma dificuldade na hora de fazer o CPF, como a existência de homonímia (pessoa com nome ou data de nascimento igual), a Receita Federal garante que também será resolvido com rapidez. 

A agência do Correios informará imediatamente o motivo do impedimento à Receita, permitindo que a pessoa vá logo a uma unidade do Fisco para a conclusão do atendimento. (Ana Paula Batalha) - jornal a tribuna

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem