Deputados podem votar nesta quinta projeto que paga para produtor não desmatar

Click on the slide!
A sessão desta quarta-feira, 20, foi dedicada exclusivamente à apresentação de um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que cria uma forma de remunerar os produtores do Acre pela preservação da floresta. Considerado pioneiro no Brasil, o projeto institui o “Sistema Estadual de Incentivo a Serviços Ambientais (SISA) e o Programa de Incentivo a Serviços Ambientais – Carbono”.
O projeto tem como objetivo atrair investidores mundiais, incluindo empresas e governos de países industrializados, que precisam compensar suas excessivas emissões de gases que causam o aquecimento do planeta, o chamado Efeito Estufa. Uma das formas de compensação é o pagamento para os proprietários rurais que, por lei, são obrigados a manter 80% de suas terras sem desflorestar, as chamadas reservas legais, responsáveis pela captura do gás carbônico e pela liberação do oxigênio.
De acordo com o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, o projeto vai ser debatido e, talvez, votado ainda na sessão desta quinta-feira, 21, dependendo de acordo entre as lideranças dos partidos. “Este é um dos projetos mais importantes que a Casa já debateu nos últimos 12 anos. Vamos ampliar o debate e vamos votar, pois queremos fazer história nesta área de sequestro de carbono”, declarou.
Leia mais no AC24HORAS

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Espero que os deputados estaduas tenham sensibilidade e consciência política,econômica e socioambiental na hora de votar pela aprovação desse projeto, que no meu ponto de vista, é um dos melhores projetos que tenho acompanhado e que trazem benefícios para toda a sociedade do nosso Estado e porque não dizer do País e do mundo,isso faz com que as pessoas possam viver no campo de forma mais sustentável possível, sem destruir a natureza, preservando-a. As convenções mundiais sobre mudanças climáticas deixaram claras as metas de redução das emissões de carbono na atmosfera até 2012, e com tantos países desenvolvidos industrializados emitindo carbono acima dos padrões aceitáveis e grandes somas de recirsos financeiros, acredito que é hora do nosso Estado passar a negociar /vender seus créditos de emissões em troca da preservação das nossas florestas e que o homem do campo possa continuar vivendo de forma digna e sustentável.Precisamos usar as nossas riquezas em benefício do nosso povo,e esse projeto do Governo é uma forma clara de valorização as pessoas que moram no campo, porque façamos uma análise; é muito fácil dizer que o homem do campo não podem desmatar,difícil é dizer como viver no campo sem que isso oconteça e, esse projeto nos dar a resposta, espero e torço para que seja aprovado, para que possamos avançar nessa questão que considero de extrema importância para o crescimento do nosso Estado, e que possívelmente servirá de exemplo a ser seguido....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem