HOJE: Parada gay deve atrair 75 mil pessoas



Considerada uma das maiores festas do Acre e da região Norte, a Parada do Orgulho LGBT chega ao seu sexto ano e promete bater recorde de público. O evento tem início logo mais, às 15 horas, no Calçadão da Gameleira. A coordenação do evento espera receber mais de 70 mil pessoas - 20 mil a mais que o ano passado.
Já está confirmada a presença de caravanas de vários lugares da região. De Porto Velho, por exemplo, chegarão cerca de quatro ônibus trazendo dezenas de turistas. Os amazonenses também participam da festa. Além disso, moradores de vários municípios do Estado já se encontram em Rio Branco para prestigiarem a parada.

Durante a concentração do evento, a cover da cantora Lady Gaga se apresenta para o público. Depois, os participantes seguem rumo ao estacionamento do Arena da Floresta, onde ocorre o show da banda Moinho, formada pelos músicos Emanuele Araújo, Lan Lan e Nara Gil.
Durante o percurso, dois carros de som e um trio elétrico animarão os presentes. Não será permitida a presença de nenhum outro veículo no trajeto. “Todos vão ter de percorrer a pé porque é mais seguro. Até mesmo os carros pequenos foram proibidos de seguirem a festa”, afirma Rose Farias, uma das coordenadoras da Parada LGBT.
Para ordenar o trânsito e evitar tumultos nas ruas, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) disponibiliza homens em todo o percurso. A segurança dos presentes também está garantida. Cerca de 200 soldados da Polícia Militar e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão presentes.
A popularmente chamada Parada Gay é hoje a segunda maior do Brasil e se encontra entre as 50 maiores do mundo. Além de ser um evento para defender a causa homossexual, a festa ganhou também proporções comerciais. Ela movimenta, direta ou indiretamente, vários setores comerciais da capital.

“O mais importante de tudo não é o grande número de participantes que conquistamos ao logo desses seis anos, mas sim a causa defendida. Precisamos que todos tenham uma visão de igualdade não só perante os homossexuais, mas também às mulheres, negros e povos indígenas. A questão não é direitos a mais, mas sim iguais”, defende Rose Farias.

Semana da Diversidade

A Parada do Orgulho LGBT encerra a programação da sexta edição da Semana da Diversidade. O evento teve início na última segunda-feira (13) e contou com a realização de diversas atividades durante toda a semana. O objetivo foi chamar a atenção da população para a defesa de igualdade de direitos para os homossexuais.
Na abertura da programação foi apresentada a campanha Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia. O movimento busca conscientizar o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) a escolher candidatos comprometidos com a causa homossexual nas eleições deste ano.

Na ocasião, 11 pessoas aliadas à diversidade foram homenageadas com o trofeu Rogério Sábio da Paciência. A abertura da semana contou também com a presença da fundadora da Associação de Travestis da Paraíba (Abrapa), Fernanda Bevenuty. Ela veio ao Estado lançar a campanha Sou Travesti, Tenho Direito de Ser Quem eu Sou.
Durante toda a semana ocorreu, ainda, a Copa da Diversidade, onde 12 times de futsal feminino participaram das disputas. Além disso, as reuniões do II Fórum Social Acreano e atividades culturais como apresentações de teatro e festas complementaram a programação do evento.

FONTE: Pagina20

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem