A caravana da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi recebida com festa nessa segunda-feira (31) na cidade de Pucalpa, por alunos e professores da Universidade Nacional de Ucayali.
Os 100 estudantes da Ufac e 15 professores que integram a caravana da instituição chegaram para uma missão histórica ao Peru. Eles foram recebidos com apresentações de danças que expressam a cultura peruana. A Ufac com a parceria da Assembléia Legislativa do Acre, busca no país vizinho, estabelecer um intercâmbio universitário desejado pela instituição há mais de 30 anos, mas que nunca foi concretizado.
O presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, acompanhado do vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz e do reitor da Universidade Federal de Ucayali, Edgardo Dias, estiveram reunidos com o governador de Uacayli, Jorge Velasquez, que manifestou total apoio e interesse para concretizar o intercâmbio universitário. “O futuro de Pucalpa está com o Acre através de Cruzeiro do Sul. Vemos um grande mercado não apenas comercial, queremos compartilhar conhecimentos e temos muito a oferecer, assim podemos ter um nível acadêmico mais alto. Estou muito contente e queremos dar uma boa estadia para os brasileiros que venham estudar aqui”, explica Jorge Velasquez.
Edvaldo Magalhães lembrou que a busca pela integração só é possível, porque o Brasil tem um presidente que teve decisão política. Segundo ele, tudo começou a partir de um encontro realizado no Acre, entre o presidente Lula e o presidente peruano Alan Garcia. “Antes não se discutia integração com os vizinhos, estudantes brasileiros só se dirigiam para a Europa e Estados Unidos, enquanto temos aqui do nosso lado, o Peru com uma cultura milenar que pode nos enriquecer de conhecimentos”, diz Magalhães.
O que tem deixado os acadêmicos motivados neste início de viagem ao Peru são as reais possibilidades de afirmação de grandes parcerias, abrindo vagas para brasileiros em universidades peruanas, para graduação e pós-graduação em várias áreas. A Ufac também está abrindo as portas do Campus Floresta de Cruzeiro do Sul, para receber acadêmicos peruanos. O assessor para assuntos internacionais da Ufac, Rosenato Pontes Correia, explica que a permanência de estudantes brasileiros no Peru seria através de bolsas de estudo, através do Governo Federal e de outras parcerias que estão sendo discutidas. Nesta segunda-feira, um convênio será assinado com a Universidade Nacional de Ucayali que abriu vagas em medicina para formar 8 estudantes do Acre.
www.tribunadojurua.com - Genival Moura