A nossa trincheira aqui em Tarauacá é muito saudável porque é solidária. Nós sempre estivemos de um lado só. É a trincheira da organização popular. O movimento dos Trabalhadores em Educação através do Sinteac local não é coisa nova e nem oferece espaço para oportunistas. É só rebuscar nossa história. Os dirigentes do Sinteac são pessoas de confiança de uma categoria composta por trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas correntes de pensamento e formas de entender o mundo. Há mais de 10 anos os dirigentes do Sinteac de Tarauacá são eleitos sem haver concorrência. Se os dirigentes pertencem há partido político A ou B é um direito constitucional e um dever exigido pela cidadania. Afinal os partidos políticos decidem quase tudo sobre nossas vidas.
Temos aqui em Tarauacá uma Rádio Comunitária que incomoda muita gente pelo fato de estar a serviço dos trabalhadores. Essas são nossas trincheiras.
Nosso movimento não é contra o governo, suas base aliada e nem refúgio para oposição. Nosso movimento é classista e nossa classe é a dos trabalhadores.Nossa luta foi, é e sempre será em defesa destes trabalhadores.
Quanto às trincheiras solitárias e não solidárias, nós defendemos o sagrado direito delas existirem.