CIDADE SEM PLANO DIRETOR: POPULAÇÃO CONTINUA CONSTRUINDO MORADIA EM ÁREAS DE RISCO

No primeiro mandato do Prefeito Vando Torquato eu participei de uma Conferência Municipal onde juntamente com o Poder Público e representantes da sociedade civil organizada, discutimos e aprovamos o Plano Diretor da nossa cidade.
Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos. Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.
Em Tarauacá parece que o Plano Diretor foi aprovado apenas para cumprir uma exigência do Ministério das Cidades, para que a cidade pudesse continuar recebendo recursos públicos do Governo Federal. O Plano não saiu do papel.
As cenas a seguir mostram que as pessoas continuam construindo suas moradias em locais sem a menor infraestrutura urbana. E o pior estão destruindo uma área verde bem dentro da cidade. Falta o básico: acesso, água tratada e iluminação pública. Residências estão sendo construídas dentro de verdadeiros igapós. Essa realidade é possível presenciar em todos os bairros da nossa cidade. A ausência dos Poderes Públicos do município é visível.

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

4 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. PUTYSGRYLA MEU É DINHEIRO DEMAIS POIS NÃO SE VER UMA OBRA .HÁ NÃO SER Q/ESTÃO FAZENDO NO SUB SOLO QUEM SABE ÊTA CABRA INTELIGENTE E OS VEREADORES NÃO VÃO FISCALIZAR .Ó SERA Q/JA LAVARAM AS MÃOS IGUAL PONCIO PILATOS.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o modelo de urbanização que Tarauacá irá exportar para o mundo

    ResponderExcluir
  3. CADE O VALDOZINHO?SERÁ Q/MOLHARAM A MÃO DELE ETA CABRA DA PESTE NÃO PODE VER DINHEIRO Q/ MUDA OS PRINCIPIOS NÃO SO ELE MAIS GRANDE PARTE DOS VEREADORES COMO É Q/ SE DORME COM UMA BAGUNÇA DESSA????????????????????????????

    ResponderExcluir
  4. A ocupação em áreas de risco deveria ser encarada pelo Poder Público como uma ameaça à saudade da população. Infelizmente Políticas de assistencialismo arrecadam votos, votos que elegem CANALHAS que não tem nenhum compromisso com a sociedade. Em Tarauacá a prefeitura “cria” bairros às margens de igarapés (caso Buchão) o que falta aos gestores é “banco de escola”. A Promotoria de Tarauacá deveria fazer seu papel, agora só se conhece a figura do Promotor num Jure popular.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem