Na manhã desta segunda-feira em entrevista coletiva a secretária de Saúde municipal, Janciléia Oliveira e a coordenadora Janaína Negreiros explicaram como vai funcionar o calendário de vacinação da influenza A H1N1- gripe suína em Cruzeiro do Sul.
A vacinação em todo Brasil tem início no próximo dia 08 de Março e se entende até o mês de Maio. O Ministério da Saúde estima-se que 90 milhões de brasileiros devem ser vacinados. Em Cruzeiro do sul, assim como no restante do país a vacinação acontece em 5 etapas.
A 1ª etapa tem início dia 8 a 19 de março e a vacinação destina-se para trabalhadores em saúde e para população indígena. A 2º etapa acontece do dia 22 de Março a 02 de Abril voltada para grávidas, pacientes crônicos e crianças de 6 meses até 2 anos de idade. A 3ª etapa do dia 05 a 23 de Abril e estará disponibilizada somente para adultos de 20 a 29 anos. Os idosos poderão ser vacinados na 4ª etapa tendo início do dia 24 de Abril a 07 de Maio. A 5ª etapa que ainda será confirmado pelo Ministério da Saúde deve compreender adultos de 30 a 39 anos de idade.
No ano de 2009 foram confirmados em Cruzeiro do Sul 3 casos de gripe suína sendo uma com óbito. A secretária explica que a vacinação pelo menos no primeiro momento vai atender somente o calendário estipulado pelo Ministério da saúde. Para Cruzeiro do Sul estão disponíveis mais de 27 mil vacinas. O calendário de vacinação foi elaborado através de estudos e que comprovaram que essas pessoas ao qual estão enquadradas no calendário tiveram mais propício a contrair o vírus H1N1.
A vacina tem eficácia de 95 % e é contra-indicado somente para pessoas que são alérgicas ao ovo e que estão com o sistema imunológico comprometido como pessoas com dengue, malária e doenças crônicas. O individuo que receber a vacina deve ficar imune somente no 14º dia após a aplicação.