Seguindo o cronograma de trabalho estabelecido para o recesso parlamentar, o deputado Walter Prado (PDT) continua as visitas as unidades de saúde de Rio Branco. O parlamentar destacou a captação de recursos do senador Tião Viana (PT), que vem possibilitando novos investimentos e a modernização do sistema em todo o Estado.
Outro ponto, que segundo o deputado, merece ser elogiado, é o trabalho do secretário Adjunto, Sérgio Roberto, "que sem aparecer, mas com muita competência, revolucionou a forma de administrar a saúde pública do Acre". Atualmente vinte e três unidades de saúde criaram e formalizaram seus Conselhos Gestores, o que tem agilizado no planejamento e na definição das prioridades de ação.
"O senador Tião Viana trabalha com determinação. Com o uma equipe afinada, comandada pelo secretário Adjunto, Sérgio Roberto foi desencadeado o processo de gestão democrática e autonomia financeira, dando maior e eficiência na resolução dos problemas. Visitei várias unidades de saúde, em Rio Branco e constatei que a aplicação correta dos recursos, em médio prazo vai garantir a qualidade tão almejada pela população", disse Prado.
O deputado acha precipitada a avaliação imediata, dos serviços implantados, mas avalia de forma positiva a população poder opinar e participar de forma direta, nas soluções e adaptações necessárias para a área de saúde. A saúde vem recebendo consideráveis repasses. De 2007 até Novembro de 2009, as unidades descentralizadas, já somam mais de 100 milhões de reais, em recursos. "Ainda temos muito a avançar, mas temos representantes determinados e qualquer avaliação imediata é precipitada. A população precisa participar, dar sugestões e num futuro próximo colher os frutos dos investimentos públicos", comentou Walter Prado.
As metas foram estabelecidas, e segundo Prado, o desafio maior é a construção das unidades de saúde, um trabalho de alta complexidade. Com a construção do novo Pronto Socorro, o modelo implantado na capital, poderá ser implantado com sucesso, no interior do Estado, levando a toda população, serviços de qualidade na área de saúde.
"As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), já fazem parte da realidade dos acreanos. O governo modernizou a forma de fazer saúde pública no Acre. O ano de 2010 será para consolidar e adaptar as formas de atendimento do novo sistema de saúde. Acredito que a obra do novo Pronto Socorro da capital será de fundamental importância. A população poderá contar com um dos melhores serviços de saúde do País" comemora Prado.
Walter Prado acredita que o próximo governador eleito, encontrará as melhores condições possíveis, para gerir o sistema, que segundo ele, até o final de 2010, estará pronto e funcionando com toda sua capacidade. "Para que a rede funcione, é preciso envolvimento e parceria de todas as unidades de saúde do Município e do Estado. Todo o sistema estará pronto e funcionando em sua plenitude, até o final de 2010. O próximo governador vai assumir com poucos problemas a serem resolvidos na área de saúde", finalizou.
Ray Melo
fonte: http://www.ac24horas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7655&Itemid=41