FAÇAM SUAS CONTAS: Tarifa de energia 5% mais barata entra em vigor hoje




A nova tarifa com a redução de 5% na distribuição de energia elétrica feita pela Eletroacre foi homologada ontem no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor a partir de hoje (1º). A diminuição foi decidida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira da semana passada, 24, por meio de uma revisão tarifária abrangente às empresas de fornecimento do Acre e de Rondônia. A partir de agora, a conta de luz dos clientes residenciais da Eletroacre ficará 5,74% mais barata, enquanto os clientes da rede de alta tensão (indústrias) ficarão com uma baixa de 5,16%.

De acordo com Celso Mateus, representante da Eletroacre, foram 2 motivos que levaram à nova tarifa. O primeiro consiste na transferência dos ativos da Eletronorte para a Eletroacre, que teriam sido inicialmente avaliados em R$ 177 milhões, mas que só foram reconhecidos em R$ 110 mi pela Aneel. O segundo fator foi a interligação da Eletroacre e da Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia S.A.) na rede de energia elétrica nacional. Isso causou uma redução na compra de energia que a Eletroacre faz, diminuição esta que deve ser repassada ao bolso de seu consumidor.


O representante da Eletroacre também destacou que a nova tarifa representa uma estratégia de duas facetas à instituição. “De um lado, ela representará uma perda direta de 5% na nossa receita total. Por outro, a tarifa mais baixa cria a expectativa de uma arrecadação melhor, já que o nível de inadimplência daqui é muito grande. E se houver uma melhoria no índice de arrecadação haverá um equilíbrio entre este aumento do total arrecadado e a concessão de 5% a menos na receita”, avaliou Celso Mateus.

POR IAGO MARTINELLO


Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem