Os municípios estão sendo fortalecidos pelo governo do Estado por meio do Pró-Acre para alcançar as metas e obter o Selo do Unicef. Para ajudar as prefeituras, o governo instituiu o Plano Vida, que irá investir R$ 7,2 milhões nos 22 municípios ao longo de cinco anos para atender 21 mil mulheres e 21 mil crianças ao ano. Os convênios de cooperação foram firmados durante o lançamento do Selo do Unicef.
O governo do Acre também criou o PSF Móvel, que é a operacionalização do Plano Vida. Contando com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, o PSF Móvel irá percorrer os dez principais rios do Estado levando atividades simples como a vacinação até exames de ultrassonografia. O governo está adquirindo embarcações do tipo baleeira, com capacidade para transportar até três toneladas, e voadeiras para até 500 quilos.
Esses barcos levarão as equipes, as quais estarão baseadas em comunidades-pólo, que servem de referência para as comunidades de atendimento universal, mais isoladas. A meta é atender 45 mil pessoas ao ano com investimentos de R$ 20 milhões nos 22 municípios. O prazo de execução é de cinco anos.
(ATRIBUNA)