Mototaxistas comemoram sanção da Lei que regulamenta a profissão








Perpétua oferece café da manhã para comemorar com a categoria.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, sancionou ontem a Lei que regulamenta a profissão de mototaxista. Quando foi aprovada no senado, no início deste mês, a expectativa é que em meados de agosto a Lei fosse sancionada.

A urgência com a qual a questão foi tratada, pegou a todos de surpresa. De acordo com observadores políticos, a pressa do presidente Lula foi uma antecipação a pressão dos grandes empresários do ramo de transportes coletivos. Os mesmos cujo lobby fez com que o projeto sofresse demora e retaliações na câmara dos deputados.

Com a câmara dos deputados dividida entre a pressão dos empresários e a dos 2,5 milhões de mototaxistas do país, alguns deputados buscaram uma saída honrosa, ou seja a regulamentação parcial.

Pela recomendação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apenas os motoboys seriam regulamentados, ficando proibido o transporte de pessoas, ou seja o serviço de motáxi.

Foi então que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), atravessou um recurso que reunificou o projeto.

“Desde que ela (Perpétua Almeida), foi eleita deputada federal, luta junto com a gente pela regulamentação da nossa profissão. Nós queremos agradecer a ela porque sempre esteve do nosso lado, nos ajudando de todo o jeito, fosse com apoio político, moral e até financeiro. Foi Perpétua que nos ajudou a levar as caravanas do Acre para Brasília, arrumou acomodação para nós e até lanche lá em Brasília”, disse o vice-presidente do sindicato dos mototaxistas Mauro Célio.

Ao tomar conhecimento da notícia que o presidente Lula havia sancionado a Lei dos mototaxistas, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), teve a idéia de comemorar com os mototaxistas de Rio Branco.

“Fiquei tão feliz que achei que o resultado de uma luta nacional, não poderia passar em branco. Rapidinho articulei com umas amigas a realização desse café da manhã, bem informal, na praça mesmo, para que a gente pudesse comemorar. Eu soube da notícia (sanção da Lei), por telefone, e, daí em diante o telefone não parava de tocar. Eram mototaxistas de vários lugares do Brasil me convidando para a comemoração deles. Foi aí que tive a idéia de comemorar com os nossos, apesar da vitória ter abrangido cerca de 2,5 milhões de trabalhadores em todo o país”,destacou a deputada Perpétua Almeida.

Um dos mais entusiasmados era Sebastião Alves (Xapuri), o mais velho mototaxista em atividade na capital. Aos 69 anos de idade, Xapuri tem no baú de memórias dos 9 anos em que exerce a profissão, lembranças de situações complicadas, como as três tentativas de assalto que sofreu. Numa delas enfrentando um assaltante armado de escopeta.

“Quem ta com Deus do seu lado, não precisa temer assaltante”, salientou com um sorriso. Para ele, ser um profissional “legalizado”, é o melhor presente que poderia receber.

Perpétua Almeida relembrou com os mototaxistas a emoção compartilhada na sessão do senado por ocasião da aprovação do projeto.

“Eu fico arrepiada só de lembrar. Nós estávamos lá no senado, acompanhando tudo. Quando saiu o resultado da aprovação, os mototaxistas começaram a cantar o hino nacional, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidia a sessão naquele dia, pedia para que a galeria não se manifestasse, mas, ninguém parava de cantar. Eu peguei a mão da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e começamos a cantar junto. O presidente não teve saída, acabou ficando de pé e entoando conosco o hino nacional. Todo mundo chorou”, destacou a parlamentar comunista.

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem