ESCOLA TUPANIR NA FINAL DO PRÊMIO DE GESTÃO: Comunidade na escola e muita leitura é receita para boa gestão

Leitura é incentivada em todas as atividades da escola (Foto: Assessoria SEE)

Na escola, todos se envolvem na proposta de oferecer uma boa formação (Foto: Assessoria SEE)


Escola de Tarauacá é finalista do Prêmio Gestão Escolar 2009

Da terra onde se produz o melhor abacaxi do Acre, vem uma das escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2009. A Escola Profº Tupanir Gaudêncio da Costa apresenta projetos inovadores na busca pela qualidade de ensino. Localizada no município de Tarauacá, bairro Triângulo, atende 600 alunos nos três turnos de 1ª a 8ª série e EJA.

A escola tem projetos como o Leiloando folhas de conhecimento, uma iniciativa voltada para o reforço de alunos de 5ª à 8ª série que possuem dificuldades na leitura e escrita, onde os mesmos têm a oportunidade de ter aulas em horário extra, três dias por semana com duas horas de duração.

Para manter a comunidade presente, a equipe gestora reúne-se periodicamente para discutir através da troca de ideias, os pontos positivos e negativos das ações realizadas. "Esta gestão tem como marca a participação ativa da comunidade, do corpo administrativo e dos alunos que acreditam ser possível obter uma educação de qualidade em uma escola de periferia", explica a diretora da instituição, Raimunda Rocha.

O envolvimento da comunidade escolar é tanta que no dia em que a escola foi informada que era uma das finalistas, as aulas foram interrompidas pelos pais dos alunos que confeccionaram cartazes e faixas e distribuíram no bairro, parabenizando por estarem entre as dez melhores.

A preocupação constante em superar as deficiências da leitura e da escrita, tem feito com que a Tupanir desenvolva outros projetos como o Despertar para a leitura, que visa formar leitores e escritores competentes através da produção de textos, onde o aluno utiliza as diferentes linguagens verbais e escritas como meio de expressar e comunicar suas idéias.

Dentro do item inclusão social, a Escola Tupanir Gaudêncio dá exemplo ao receber adolescentes que se encontram em regime de ressocialização, na casa de detenção de menor. "Acreditamos que a escola é transformadora também de comportamento e deve estar preparada para trabalhar com esses alunos e direcioná-los para uma vida em sociedade", explica a gestora.

Depois da capital, com 05 projetos, o município de Tarauacá foi o que mais classificou para a final do Prêmio Gestão Escolar 2009, três no total. Brasileia e Cruzeiro do Sul concorrem com um projeto cada.(Ernani Baracho, Assessoria SEE)


FONTE: Agência de Notícias do Acre


Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. É gratificante, nós tarauacaenses, ter a escola tupanir como finalista e um orgulhoso, esse é um exemplo a seguir por muitas escolas, que isso sirvar de incentivo para as demais gestões das escolas que muitas vezes só cobram dos professores e esquecem que a educação só acontece se houve união e incentivo para os professores alunos e comunidade em geral.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tupanir, como gostaria que as escolas municipais também tivessem esse incentivo, pois as mesma vivem meio esquecidas, tanto pela administração pública como muitas vezes pelos gestores, que só esperam ação dos professores, são muitos cursos de formação, mais sem material didático fica dificil de trabalha, hoje nós professores gastamos nosso salário mais com a escola do que com nós mesmos, pois as instituições responsaveis pelas mesmas, resolveram esquece-las.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem