Deputada Perpétua pede R$ 100 mil de indenização para intoxicados do DDT


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4973/09, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que concede indenização de R$ 100 mil aos servidores da extinta Superintendência de Campanha de Saúde Pública (Sucam) - atual Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - que tenham sido contaminados pelos inseticidas Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e Malathion. O benefício é estendido aos descendentes diretos ou cônjuges das eventuais vítimas de contaminação que tenham morrido.

A proposta obriga o Poder Público a realizar exame toxicológico em todos os servidores ativos e inativos que trabalharam direta ou indiretamente com as substâncias e, caso a contaminação seja detectada, garantir tratamento médico às pessoas afetadas.

Perpétua lembra que o Acre é o único estado onde já há resultados laboratoriais atestando a intoxicação. Os exames motivaram a decisão liminar da Justiça Federal, na última semana, que obriga a Funasa e os governos estadual e federal a amparar as vítimas.

A deputada irá solicitar ao procurador-chefe do MPF no Acre, Anselmo Henrique, que a mesma ação seja estendida aos demais estados da Amazônia, dentre eles o Pará, onde os casos de intoxicação predominam há mais de 20 anos.

Leia Mais AQUI
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem