ACRE ESTADO (1962 a 2009): Cada vez mais independente.

O Acre se torna estado



Governador José Augusto de Araújo. 01-03-1963. Acervo: Centro de Documentação e Informação Histórica – CDIH. Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas. Cortesia: Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour.


Depois de muitas disputas no Congresso Nacional, é assinada a lei que transforma o Acre em estado. Os acreanos finalmente passam a ter os mesmos direitos de qualquer cidadão brasileiro.


Já na primeira oportunidade de decidir soberanamente seus rumos políticos, o povo vai às urnas e elege o jovem acreano José Augusto, do PTB, o primeiro governador constitucional da história do Acre. Mas seu governo democrático duraria pouco mais de um ano, porque, de 1964 a 1982, a ditadura militar deixaria o Acre mais uma vez nas mãos de governantes escolhidos unilateralmente pelo poder central.

Mais Informações sobre o ACRE aqui
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem