REGINALDO PALAZZO: UM CARIOCA DE ALMA ACREANA

Por ISAC MELO


Para aprender a amar um povo não basta apenas nascer ali. Isso, quando muito, só nos garante uma certidão de nascimento. O amor é construído, sobretudo na relação gratuita e sincera que estabelecemos com aqueles com as quais convivemos ou, de um modo ou de outro, estão presentes em nossa vida.

O rosto acreano tem todos os rostos: cearenses, indígenas, paraibanos, cariocas, paulistas, pernambucanos, paraenses, portugueses, libaneses... Somos essa miscelânea de culturas e povos. É nessa diversidade que reside nossa riqueza e encontramos traços de nossa identidade.

O Acre e o Rio são dois estados que apesar da distância sempre estiveram próximos. Como um dos principais centros culturais do país, o Rio acolheu e formou grande parte da intelectualidade acreana, e até hoje ainda há resquícios desse tempo glorioso. No entanto, há o movimento inverso também. Aqueles que deixaram o Rio rumo às barrancas acreanas.

Ano passado, por uma série de troca de e-mails e depois pessoalmente, me deparei com um dos cariocas mais acreano que já conheci. Trata-se de REGINALDO PALAZZO, uma das pessoas que mais tem feito pela cultura tarauacaense nesses últimos anos. E não se trata de exagero nem de "puxa-saquismo". Com seu trabalho imprescindível, embora modesto, tem demonstrado um profundo amor e carinho pela nossa cultura e gente, o que muitos da terra natal têm esquecido ou ignorado, por vontade política ou ignorância.

Com o site "tarauaca.com" Palazzo, juntamente com sua equipe, possibilitou que as mais diferentes pessoas nos mais diferentes e longínquos lugares pudessem ter informações e conhecer melhor a Terra da Mulher Bonita e do Abacaxi Grande. Infelizmente, devido alguns "problemas", não foi possível ele continuar com o projeto do site; o que ainda aguardo paciente e ansiosamente.

Palazzo é uma pessoa com grande sensibilidade cultural e humana. Tem organizado e recuperado fotos, livros, objetos antigos, etc. com ele temos a certeza de que pedaços de nossa história estão preservados e, assim, um dia quem sabe seu trabalho desperte aqueles que podem fazer alguma coisa, porém, até este momento não se deram conta do valor da história e da cultura do povo tarauacaense.

De forma honesta e crítica, Palazzo tem erguido sua voz contra o descaso da cultura tarauacaense e contra o sistema vergonhoso que impera em algumas partes da política local. Isso tem incomodado alguns, porém, despertado o apoio da maior parte. Enquanto pessoa possui a grande virtude de pai, do amor incondicional à família e amizade verdadeira por aqueles que lhes são ternos.

Para resumir tudo o que eu havia dito reproduzo suas próprias palavras: "Nasci no Rio de Janeiro, consegui realizar meus dois maiores sonhos que foram ser Pára-quedista militar e piloto de avião, vim parar no Acre por força da profissão, Estado que aprendi a amar e respeitar. O Acre tem uma história gloriosa, um presente em ascensão e um futuro promissor. Tarauacá tem certas peculiaridades, por esse motivo não é para qualquer um. Sou casado com uma tarauacaense e pai de uma. Se você é de fora e vem pra cá, primeiro tente entender a cultura e o passado desse povo hospitaleiro, para depois lançar críticas ao vento". Está dado o recado!

Pela amizade e admiração expresso esta singela e sincera homenagem a Reginaldo Palazzo, em nome de todos aqueles que não nascendo nestas plagas, o adotaram por amor e, hoje, são chamados de verdadeiras almas acreanas...


Blog: Alma Acreana

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem