Secretários que contrataram parentes e familiares são investigados e serão obrigados a demitir e ainda responderão pelo crime de nepotismo
Correm em segredo de justiça as investigações do Ministério Público Estadual para apurar nepotismo nas diversas secretarias do governo Binho Marques (PT).Segundo a coordenadoria de patrimônio público do MPE, diversas secretárias estariam recheadas de parentes e familiares que foram contratados pelos respectivos chefes da pasta, inclusive sem a devida efetivação de concurso público.
As denúncias chegaram ao promotor Venicius Menandro por meio de correio eletrônico, ligações telefônicas e até vários testemunhos teriam sido feito em anonimato. O promotor está em fase de conclusão das investigações e deve tornar público nos próximos dias medidas que podem ser consideradas severas para os gestores.
A apuração dos crimes de nepotismo na administração pública é uma exigência da súmula vinculante 13 do Superior Tribunal de Federal (STF), que recomenda aos Ministérios Públicos de todo país que apurem as irregularidades.
O promotor também investiga contratações irregulares em outros poderes. Mas 90% dos casos são ligados diretamente ao governo do estado. Os envolvidos serão denunciados pelo crime e deverão ser demitidos. No total somam mais de 30 denúncias de nepotismo.
Redação ac24horas