Prefeito Vando inova e distribui secretarias e outros cargos da prefeitura para vereadores de Tarauacá na base do sorteio.
O prefeito reeleito Vando Torquato (PP) mais uma vez surpreendeu a população de Tarauacá. Dessa vez na distribuição dos cargos aos vereadores aliados. De forma inédita, o prefeito reuniu os vereadores de sua base para discutir a distribuição dos cargos em que cada um teria direito como forma de gratificação pelo apoio recebido na ultima eleição.
A reunião aconteceu no prédio da prefeitura e de início o prefeito foi logo esclarecendo: “as secretarias de educação, saúde, finanças e promoção social são minhas, o restante são de vocês”
Em jogo quatro secretarias que sobraram: Planejamento, Administração, Produção e Meio Ambiente e Obras.
Após o início da reunião, conversa vai, conversa vem, silêncio... um prenúncio de que os “nobres” não chegariam a um entendimento pois estava claro que os mesmos “não se afinavam” com nenhum,a secretaria. Daí o prefeito num lance rápido pensou alto: “já que ninguém se entende, vamos pro sorteio. Vamos colocar os nomes das secretarias num papelote, depois colocamos num saquinho e cada um tira a sua. Daí ninguém será favorecido. Cada um ganha sua secretaria, nomeia o(a) secretário(a), coordenadores e diretores”.
Após o sorteio as secretarias ficaram assim distribuídas: O Vereador Edmar Rodrigues do PMDB ganhou a Secretaria de Administração, o Vereador Raimundo Furtado (PP) ganhou a Secretaria de Obras, Para Lulú Neri (PP) foi sorteada a Secretaria de Produção e Meio Ambiente e, fechando o sorteio a Secretaria de planejamento foi para o Vereador Roberto Freire (PP).
O ex-deputado Chico Sombra teve a garantia de apoio na próxima eleição para a Assembléia Legislativa do Acre.
O Democratas, partido da Vice-Prefeita Marilete Vitorino, ficou com a Secretaria de esportes.
A Secretaria de Planejamento foi sorteada para Roberto Freire
Raimundo Furtado foi agraciado com a Secretaria de Obras e Edmar Rodrigues ficou com a Secretaria de Administração
Lulú Neri no sorteio ganhou a Secretaria de Obras
O prefeito ficou de anunciar até, no máximo, quarta feira dia 21 de janeiro, todo a equipe que fará a composição do governo municipal no seu segundo mandato.
O que nos preocupa é essa forma de escolher os membros da administração. Não se levam em consideração critérios técnicos ou o mínimo de afinidade com as pastas.
Essa é mais uma das pérolas políticas da terra do abacaxi.
Um governante distribuir cargos entre aliados até dá pra entender, mas na base do sorteio, É DEMAIS!
Albanir Morais é Rádio Repórter da Difusora de Tarauacá.