Governo nega epidemia de dengue, mas casos se multiplicam nos municípios do interior do Acre



10/01/2009 : 12:57

Ray Melo



O governo do Estado continua negando a existência de uma epidemia de dengue, mas em todos os municípios do interior do Acre, os casos se multiplicam, em Sena Madureira, município a 140 quilômetros de Rio Branco, a coordenadora do centro de epidemiologia, Leila Raquel afirma nos últimos dias já foram notificados 40 casos da doença, dos quais 13 já confirmados.


O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, descarta a possibilidade de um surto de dengue e diz que para cada 100 pessoas notificadas com a dengue – que passam pelo exame laboratorial – uma média de 20 a 30 têm os casos confirmados. “Estatisticamente, de acordo com as notificações e a população de Rio Branco, não podemos falar em surto de dengue. O que ocorre é que houve um aumento dos casos de dengue e temos muitas viroses com sintomas parecidos aos da dengue. A população deve procurar atendimento, o esforço do poder público é para prevenir a doença e oferecer assistência médica a todos”, comentou.



Apesar da negativa do representante do Governo do Estado, a realidade é bem diferente do que eles tentam mostrar. Nos últimos dias os corredores do Pronto Socorro de Rio Branco, estão lotados de pessoas com sintomas de dengue, casos de dengue hemorrágica já foram registrados no bairro Seis de Agosto, onde uma família inteira foi internada acometida da doença. Uma das integrantes da família viajou e ao chegar em Vitória na Bahia, passando muito mal foi hospitalizada e o diagnóstico do hospital foi dengue. O chefe da família, Raimundo Gomes, foi internado com dengue hemorrágica.



Na fronteira a situação também não é diferente, em Cobija, a doença se alastra em proporções assustadoras, quatro casos da forma mais severa da doença, a dengue hemorrágica, foi confirmada pelas autoridades locais, segundo informações de autoridades bolivianas, 40% da população de Pando está contaminada com o vírus.



O Governo do Estado, mais preocupado em esconder a situação do Acre vai enviar uma equipe para Cobija, com material para o controle epidemiológico da dengue. A ajuda foi solicitada pelas autoridades de Pando que perderam o controle da doença na cidade boliviana. Para evitar uma possível contaminação em Brasiléia e Epitaciolândia, o governo vai tentar fazer o controle da doença na cidade de fronteira.

Redação
redacao@folhadoacre.com
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem