Estes dias ando com agenda lotada de inauguração de comitês.
Na terça-feira, em Cruzeiro do Sul foi um sucesso o ato de inauguração do comitê da campanha do Zinho e Zequinha. O que deveria ser apenas um ato político de inauguração virou comício. Militância animada e um sentimento de que "Agora é Cruzeiro na Frente".
A turma vai afinando o discurso, burilando a abordagem e aquecendo os tambores para a campanha de rua. É impressionante a disposição dos candidatos e o volume de adesões de lideranças de base ao um movimento que se vai construindo em Cruzeiro do Sul. Os favoritos andam preocupados. É a campanha tomando forma no Juruá, preparando-se para ganhar volume logo após o novenário de Nossa Senhora da Glória.
De Cruzeiro peguei a estrada rumo a TK. Lá, numa boca de noite da quarta-feira (aniversário da revolução acreana) a rua em frente ao comitê do Batista e Jasone foi fechada pela militância que era uma animação só.
Tarauacá fervilha numa disputa plebiscitária.
Uma aliança ampla, cimentada na reconstrução da unidade política da Frente Popular, materializada na chapa Batista e Jasone, embala sonhos e alimenta esperança em largos setores da comunidade. Há uma vontade enorme em querer resgatar a estima da gente alegre e progressista de Tarauacá.
Tarauacá sempre votou à esquerda. A unidade popular, sempre que se apresentou, foi fragorosamente vitoriosa naquelas paragens. Um amplo leque de forças dá o tom da campanha em Tarauacá. Foi um ato marcado pela alegria.
De Tarauacá para Feijó é um pulo. A cidade, bem cuidada, começa a se agitar com o Festival do Açaí. Marca positiva da gestão do prefeito Francimar, o festival entrou para o calendário de eventos do turismo regional.
No final da tarde desta quinta-feira participei da inauguração do comitê de campanha do amigo Juarez Leitão.
Em Feijó há um ar de expectativa. Certo aguardar por parte da maioria do eleitorado para ver como será a construção dos palanques. Feijó tem votado majoritariamente no PT nas ultimas campanhas. Jorge Viana, Tião, Marina, Binho e outras lideranças são aguardadas no município para que as dúvidas sejam dirimidas. O prefeito goza de uma excelente avaliação. Juarez vai costurando e construindo sua campanha na base do "com a Frente Popular para Feijó não parar". A inauguração do comitê deu um passo a mais na construção da campanha em Feijó.
Uma imagem ficou cravada na memória nestes dias de correria no Juruá.
Um garoto, na travessia do rio Tarauacá oferecia com insistência seu produto ao preço de vinte e cinco centavos a unidade: o kibe. Às quatro da tarde já tinha vendido uma baciada e apurado doze reais.
Conversador como tem ser todo bom vendedor procurava ensinar como se faz o kibe de arroz. "Primeiro cozinha o arroz e torra a carne moída. Depois faz as bolinhas com o arroz cozido e fura com o dedo para punhar a carne dentro. Depois tapa o buraco e passa a farinha por cima pra dar o brilho e pronto. Vamos lá, compra que até Feijó a barriga vai secar", insistia.
Rapidamente fiz minha viagem no tempo para um pouso no passado em que, com uma bacia na cabeça, oferecia cascalho, pastel, banana frita e kibe de arroz pra vizinhança em Cruzeiro do Sul. Cada produto no seu tempo. Dava pra ganhar uns trocados e ajudar na sobrevivência da família, que passava privações variadas.
BLOG DO EDVALDO