Meia hora a menos por meia hora a mais (Blog do Edvaldo)


Há cem anos a hora de Rio Branco é marcada com 28 minutos de atraso em relação a hora local, aquela referenciada pelo sol de meio-dia. Portanto, quando adiantar seus relógios em 1 hora para ficar com o mesmo horário de Manaus, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande, Rio Branco colocará seus relógios adiantados apenas 31 minutos.

Impressiona que tal fato não tenha surgido na discussão do acertado ajuste de fuso horário do Acre. Ocorre que em 1913, quandocriaram a Hora Legal do Brasil, para se enquadrar em um dos quatro fusos horários adotados, todas as cidades, estados e regiões ajustarama hora. Umas mais, outras menos.

O Primeiro Fuso (menos duas horas de Greenwich) valeu para Fernando de Noronha e valeria para o Nordeste, mas a brava região preferiu a integração com o continente e adotou o Segundo Fuso. Para isso Salvador atrasou seus relógios em 25 minutos e 55 segundos e Recife em 40 minutos e 35 segundos.

O Segundo Fuso (menos três horas de Greenwich) exigiu ajuste de hora até da Capital Federal e o Rio de Janeiro atrasou o relógio em 7 minutos e 31 segundos. São Paulo adiantou 6 minutos e 35 segundos e Porto Alegre24 minutos e 53 segundos.

O Terceiro Fuso (menos quatro horas de Greenwich) exigiu pequeno ajuste de Manaus, que adiantou 4 segundos, o que é muito pouco mas não deixa de ser uma mudança. Cuiabá atrasou 15 minutos e 38 segundos.

O Quarto Fuso (menos cinco horas de Greenwich) ficou exclusivamente para o "Território do Acre e a zona recentemente cedida, pela Bolivia" (sic), diz a Lei do tempo em que o Congresso Nacional nem representação acreana tinha. E para enquadrar o que o Governo Brasileiro e os mapas bolivianos ainda consideravam "Tierras no discubiertas", mandou Empreza (antigo nome de Rio Branco) atrasar 28 minutos e 29 segundos e Cruzeiro do Sul também atrasar 9 minutos e 35 segundos.

Essa é a verdade da hora. Em 1913,Rio Branco atrasou seus relógios em 28 minutos. Agora em 2008, quando adiantar 1 hora, ficará apenas 31 minutos e 32 segundos adiantados em relação ao sol do meio dia.Sendo assim, vamos trocar meia hora de atraso por meia hora de antecedência. E considerando o tempo médio, está provado que é mais saudável para as pessoas e mais vantajoso para a economia manter relógios adiantados ao invés de atrasados, sobretudo em regiões tropicais.

Antes do fim de junho, quando a Lei 11.662 entrar em vigor e o Acre passar do Quarto Fuso para o Terceiro Fuso, com hora igual ao Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nosso Estado terá diminuido no seu isolamento em tempo real com relação a todo o Brasil.

E o Congresso Nacional terá reparado um erro de 1913, quando não tinha nem representantes do Acre. Bem diferente de hoje, que temos deputados e senadores da qualidadee da coragem de um Tião Viana, capaz de encarar preconceitos, tabus e até caprichos como os que andam ponteando o debate da mudança da hora.

Gilberto Braga de Mello*
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem