ACADÊMICOS DE TARAUACÁ ESTÃO INDIGNADOS



Gostaria de parabenizar a equipe do site “tarauaca.com” pela bela entrevista feita junto ao promotor público de Tarauacá Dr. Marco Aurélio e, acima de tudo, efetuar préstimos de consideração e apoio há esse operador do direito.
O nobre promotor está sendo criticado por apurar possíveis irregularidades administrativas no âmbito da administração municipal.
Irregularidades estas que se comprovadas, por mais simples que sejam não deixam nosso município progredir. As políticas sociais da referida administração pública são um fracasso. Para efeito de exemplo basta a Rua Benjamim Constant praticamente no “centro” da cidade, onde se configura o descaso para algumas das famílias que ali vivem; o econômico é uma brincadeira, não há incentivos para a produção agrícola, a juventude não tem perspectivas de emprego, os comerciantes e a população em geral vivem isolados do resto do mundo, sendo extorquidas pelos abusivos preços das passagens nos incertos táxis aéreos pela falta de um aeroporto decente.
O aspecto político chega a ser cômico, os representantes do povo não assumem dignamente essa divina missão. Muitos apóiam as falhas ou no mínimo se fazem indiferentes às irregularidades.
E a juventude, sofre como bode expiatório de falsas promessas de quem está no poder. Um município que parece ter em tudo linhas tortas; irregularidades como as investigadas pelo promotor alastram o descaso, mas por toda cidade, como percebi em menos de vinte quatro horas, têm alguns “bem vividos”, uma pequena parcela social que está “se dando bem”; um grupo que tenta e, pelo que me pareceu, até consegue, trabalhar a mentalidade das pessoas “sem estudo” levando-as a pensarem “está tudo bem” e, desta forma, querem seguir com as possíveis irregularidades, estás notórias aos olhos mais atentos e, o ente fiscalizador que faz seu trabalho é criticado.
Há ainda, os ditos esclarecidos da cidade, que nada fazem para mudar a situação. Penso que é preciso rever o conceito de “esclarecidos”.
Há alguns dias atrás estive em Tarauacá a trabalho, pois, alguém tem que trabalhar. Recado esse que precisa se lembrado e levado a efeito pelos governantes demagogos de nossa cidade, mas trabalhar, não a mente fraca dos que se deixam envolver, para assim justificarem no pleito de suas ignorâncias as possíveis improbidades administrativas desta unidade federativa. Trabalhar, digo eu, em prol do povo e para o povo. Em momento efêmero em Tarauacá, foi possível para mim, um estudante, perceber como claudicam nossos governantes municipais, a cidade estava em festas porque um grupo musical cantaria por preço de ouro no aniversário da nossa cidade; enquanto isso, como citou o Dr. Marco Aurélio em sua entrevista, nos postos de saúde não tem remédio, os esgotos estão a céu aberto proliferando doenças. O lixão já faz parte da BR. (Mesmo estando ciente que o ônus da prova cabe a quem alega se não for verídico o prefeito que retruque e prove). Ainda assim, está tudo bem, dizem os cabos eleitorais que já trabalham para continuarem como “sanguessugas” no próximo pleito. A respeito do dito, como já dizia o sociólogo Max Weber “os partidos políticos vivem sob o signo do poder, sendo sua ação orientada no sentido de aquisição ou manutenção de um poder social”. Voltando ao contexto das irregularidades que geram críticas; essas aparecem desde o pagamento injusto de alguns funcionários públicos até o exagerado pagamento salarial há prestadores de serviços temporários em "cargos comissionados" (os famosos DAS). Estes que às vezes mal completaram 18 anos e já recebem salários absurdos por seu labor, salários que se configuram três vezes mais que o de um membro efetivo da citada prefeitura, este que já exerce o cargo público a mais de vinte anos ganhando recentemente 475,00 reais. É no mínimo injusto. São varias as falhas. “Joga no meu time que eu te dou emprego”, muitas vezes (e infelizmente na maioria delas) é assim que funciona, parece que tudo na política é jogo de interesses.
A situação em que se encontra a cidade de Tarauacá é lastimável. Já fomos a terceira melhor cidade do Acre. Já fomos destaque em eventos nacionais. Hoje, se ainda se destacam algumas coisas, são de envergonhar “malandragem em Tarauacá” essas são primeira pagina de jornais, parece que é só isso que acontece no âmbito administrativo público da amada TK, ou pelo menos são coisas desse tipo que saem constantemente nos jornais da Capital. A população merece festejar 95 anos dessa bela cidade, mas a que custo? Fica como sugestão ao Sr. Prefeito que no tempo que ainda lhe resta de mandato, ele possa investir na educação, na saúde, na habitação, no saneamento básico, na geração de emprego e renda para os mais pobres. E claro, se não há nada de ilícito nas contas da administração então, que elas sejam expostas á população e deixe que o povo decida onde que as verbas devem ser empregadas. Daqui continuamos sonhando que um dia nossa população será novamente amada pelos que a governam e que devolver-lhes a dignidade de serem taraucaenses será a sua principal meta.
Por: FRANCISCO DOUGLAS (Acadêmico de História e Direito (UFAC)
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Faço das palavras de Douglas as minhas, pois nós que ainda jovens vivemos muito preocupados de nossa querida Tarauacá
    Todas as cidades do acre conseguem progredir, mas é com muita tristeza que digo que por que lutamos, mas o nosso povo e a nossa juventude sempre vive a mercê da corrupção nesses últimos tempos e regredimos, mas a juventude tem um papel importante em conscientizar a população e vejo nas palavras do jovem Douglas que nos iremos ser ousados e rebeldes pra que haja a verdadeira mudança social em tk
    .. Parabéns Douglas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Douglas, por sua atitude, nós enquanto jovens estudantes não podemos ficar de braços cruzados diante de tanta negligência por parte do poder municipal de nossa querida Tarauacá, esta que vem sofrendo com o descaso das sucessivas administrações municipais. Nós estamos na capital Acreana, porém com olhos bem abertos, todos os dias temos um gigante para derrotar, mas nunca podemos esquecer de nossas origens.

    Aos seus 95 anos Tarauacá, sofre nas mãos dos maus governantes que ainda fazem politicagem, iludem o povo ao distribuir montantes de dinheiro e enganando por meio de bonitos discursos, a demagogia conhecida.
    Não sabe o povo que a boa política, como apregoava Aristóteles foi feita para o bem comum e para a busca da felicidade do homem.
    Nossa combalida cidade vive ao relego e seus moradores padecem com a ausência dos devidos serviços básicos garantidos em nossa constituição federal. Logo esse desrespeito reflete nas ruas esburacadas, falta de iluminação pública, negligência na saúde municipal, proliferação de doenças originadas dos esgotos ao ar livre etc.
    Estamos presos nas mãos de políticos profissionais, corruptos e corruptores, descompromissados com suas obrigações e oportunistas. Ora até quando viveremos sob os caprichos desses espertos? Já não é hora de mudar? A mudança depende de nós, dos que acreditam em novos dias e sonham pela tão almejada igualdade social.
    Espero eu, uma orgulhosa tarauacaense e preocupada com o bem – estar dos meus concidadãos, daqui a cinco anos ter motivos suficientes para comemorar o centenário da cidade do abacaxi grande e terra da mulher bonita.
    Nós camaradas só iremos vencer esta batalha com muita luta, sempre foi assim, nossas armas são as palavras, nossa ideologia será soberana á aqueles que hoje zombam e não acreditam no poder da ação coletiva. Aqui os trabalhadores terão vez e voz, só assim iremos promover a igualdade, sem distinção de raça, cor, sexo ou classe social.


    AGUARDEM DIAS MELHORES ESTÃO CHEGANDO.


    POR: Sionete Vianna

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem