50 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO


O site Tarauacá.com, não poderia deixar passar uma data tão importante para a
Educação Tarauacaense, nesse ano a Professora Francisca Aragão Leite, completa 50 anos de trabalho como servidora pública, dedicados totalmente à melhoria da educação e consequentemente da qualidade de vida de nossa cidade. Segue uma breve entrevista com essa senhora que tanto colaborou e que continua colaborando para dias melhores.


1- TK.com - Como a Sra. se sente fazendo 50 anos de trabalhos como servidora pública?

Feliz por está ainda contribuindo com o serviço público, por está fazendo o que gosto e acredito.

2- TK.com – Todo os seus 50 anos de trabalho foram dedicados ao Ensino?

Sim, por 35 anos fui docente, lecionei da alfabetização ao ensino de nível médio, fui diretora de 3 escolas. Na década de 70, fui inspetora de Ensino, quando consegui implantar o Ensino Médio. Assumi a Secretaria Municipal de Educação em 1989, na ocasião em parceria com a UFAC, foi implantado o 1º curso de Nível Superior – Pedagogia, do qual fui coordenadora, temos até hoje a parceria com a UFAC. Reassumi esta secretaria em 1997 até 2002, oportunidade em que ampliamos a rede física das escolas municipais, implantou-se o Curso de Formação de Professores, equipamos as escolas, valorizamos o profissional em educação. Trabalhamos com vários programas para reduzir o analfabetismo. Estruturou-se enfim, um sistema municipal de educação para trabalhar os grandes desafios.

3- TK.com - Quais foram às mudanças mais perceptíveis nesses anos todos?

Foram tantas, formação superior dos professores, ampliação da rede de ensino, construção, reforma e equipamentos nas escolas, incluindo claro a melhoria considerável do salário, enfim a valorização do professor contemplando todo o servidor, além de cursos de formação continuada e capacitação dentre outras.


4- TK.com - Em matéria publicada pela jornalista Daniela Tófoli do Jornal Folha de São Paulo, (http://www.oriobranco.com.br/noticia.asp?idNoticia=164) veiculado não muito tempo atrás, aponta como o professor do Acre, com um dos melhores salários do país, ganhando 39% a mais do que um daquele estado, que é um dos mais ricos da Federação, e essa diferença pode aumentar para 60% comparando-se o custo de vida entre os Estados. A senhora não acha, claro não digo todos, que, alguns professores deveriam se dedicar mais?

Temos grandes educadores, dedicados, competentes, responsáveis que faz educação com muito compromisso, como em todas as profissões, temos alguns que deveriam ter escolhido outra. Profissão Magistério é doação, precisamos de conhecimento, habilidade, atitude e dedicação, no novo momento não cabe fazer educação como bico; precisa disponibilidade.

5- TK.com - Muitos criticam o Governo por gastar muito em construção e reforma de escola. A Sra. considera que esse bom salário pago aos professores serve como atenuante às críticas ao governo?

As construções, reformas e ampliação são necessárias para o ritmo de crescimento que vivemos no setor educacional, para adequação dos padrões de qualidade. Quanto às críticas, só as fazem quem não conhece o grande projeto do Governo da Frente Popular, que é de inclusão sócio-econômica. É só observar a mudança na melhoria da qualidade de vida dos profissionais em educação, os indicadores apontam uma considerável melhoria da educação em nosso Estado.

6- TK.com - Houve ou ainda há muita resistência para os mais antigos se adaptarem às novas normas ou regras?

Com relação a este novo momento que vivemos na educação, não existe resistência, existe vontade de mudanças, maior envolvimento, ou seja, mais formação continuada, acompanhamento, planejamento, avaliação e logicamente professores mais bem preparados.

7- TK.com - Estamos vendo em todo o Brasil, um alto índice de violência aluno contra professor, e até mesmo aluno contra aluno. Em Curitiba recentemente um aluno bateu com a porta da sala não mão de uma professora quebrando-lhe quatro dedos. Hoje em dia não se vê mais professores educando dentro de salas de aula. A Sra. acha que eles tem parte de culpa nisso, ou isso é problema de omissão por parte dos pais e do Estado?

Quanto à violência na Escola é uma questão muito grave, retrata toda a situação familiar de hoje, é sem dúvida quebra de valores, como pode estar ligado ao sócio-econômico, mas são vários fatores.

8- TK.com - A Sra. é a favor da educação continuada?

A formação continuada é um dos aspectos altamente positivos, para a melhoria da qualidade do ensino, uma necessidade para todo educador, é de grande relevância na nova lógica de educação.

9- TK.com - A Sra. faria tudo novamente? Valeu a pena?

Com certeza, como valeu! Você poder acompanhar o crescimento das pessoas, do seu município é maravilhoso, e ver a melhoria da qualidade de vida de cada um, sabendo que você deu sua contribuição, agradeço a Deus pela saúde e oportunidade que tenho tido; a minha família pela compreensão da minha ausência, aos colegas de trabalho pela troca de experiência e a todos que acreditaram e continuam acreditando em mim.
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem