Batista e Jasone selam pacto por Tarauacá

O ex-vereador Chagas Batista e o ex-prefeito Jasone Silva (PT) selaram um pacto pela unidade da Frente Popular do Acre (FPA) nas eleições municipais deste ano. Tanto o comunista quanto o petista são pré-candidatos a prefeito de Tarauacá, mas afirmam que não vão disputar entre si pela indicação de quem será o cabeça da chapa que concorrerá à sucessão de Vando Torquato (PP).“Nunca definimos nome de candidato a prefeito ou a vice. Estamos conversando para mantermos a nossa unidade”, declarou Jasone Silva. Segundo Silva, as conversas que vêm sendo mantidas entre ele e Chagas Batista visa montar um programa que tenha afinidades com a FPA em nível estadual e com o governo federal.
O ex-prefeito argumentou que há muitas conversas envolvendo o seu nome e do ex-vereador comunista porque os adversários da FPA têm interesse em desestabilizar a coligação.Os argumentos do petista encontram eco nas palavras do comunista, que resumiu: “Nossos adversários estão mais interessados em definir a nossa chapa do que a gente. No momento certo faremos o anúncio. Por enquanto, vamos conversar bastante”.Batista e Silva lembraram que participam de partidos que têm vida orgânica constantes, com organização, estrutura e base. “Existem partidos que abrem os seus diretórios apenas no período da eleição. O nosso não é assim”, comentaram.Ao selarem o pacto, comunistas e petistas poderão retomar uma aliança quebrada após as eleições de 1996, quando Jasone Silva foi eleito prefeito, tendo como companheiro de chapa o hoje deputado estadual Moisés Diniz (PC do B).Com o rompimento dos partidos, Silva foi reeleito em 2000. Ao seu lado como vice-prefeito estava o atual ocupante do cargo Vando Torquato (PP).Em 2004, os partidos novamente entraram nas eleições separados. O PT não lançou candidato à sucessão de Jasone Silva. Preferiu apoiar o ex-deputado estadual Chico Sombra. O PC do B concorreu com Chagas Batista, que ficou em segundo lugar.Sem ganância pelo poderChagas Batista afirmou que ele e Jasone Silva têm em comum o fato de não terem ganância pelo poder. Segundo o comunista, ambos só concorreram a cargos públicos porque foram convidados pelos seus partidos. “Fui vereador por três oportunidades para cumprir uma missão delegada pelo o meu partido. Com Jasone foi a mesma coisa”, disse.O ex-vereador advogou que o candidato a prefeito da FPA em Tarauacá deve sair sem imposição, mas por meio de muito diálogo entre os partidos da coligação e sem arrogância.“Temos tudo para fazermos um trabalho pelo município melhor do que está fazendo a atual administração”.Sobre as divergências registradas entre comunistas e petistas na primeira gestão de Jasone Silva como prefeito (1997/2000), Batista declarou que não há interesse em debater o passado como forma negativa, mas como exemplo a não ser seguido no futuro.“O que aconteceu foi falta de maturidade. Todos nós aprendemos com os nossos erros. E não vamos mais errar”.Jasone Silva destacou que a unidade da FPA é algo que todos os partidos querem porque a atual administração de Tarauacá não tem projeto que contemple aos anseios da população.Silva admitiu que a unidade não será fácil de ser conquistada porque, segundo ele, sempre vai ter alguém querendo puxar o debate para um campo que lhe interesse, mas há tempo suficiente para conseguir encontrar o caminho ideal por meio do diálogo.“O mais importante é que não queremos o poder pelo poder. Queremos, sim, melhorar o nosso município. Não vou impor meu nome para nada. Temos também três vereadores, que podem pôr os seus nomes na mesa”.
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem