TARAUACÁ RECEBE NOVO PROMOTOR DE JUSTIÇA - ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG DO ACCIOLY


Membro do Gaeco, premiado pelo CNMP e condecorado pela PM.

O município de Tarauacá recebeu, nesta semana, um novo Promotor de Justiça, trata-se do promotor Júlio César de Medeiros, o qual já atuou em Sena Madureira, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Acrelândia e Rio Branco. Segundo apuramos, o promotor é conhecido por ser “linha dura” na área criminal, combatendo a criminalidade de forma destacada, por todas as Comarcas pelas quais passou.

Logo na primeira semana, o promotor já se reuniu com os Delegados de Polícia de Tarauacá, e posteriormente com o Comando da Polícia Militar e grupamento tático, além de visitar o Abrigo “Renascer”, onde conheceu todas as crianças acolhidas e observou as necessidades, além de inspecionar o Lar “Novo Hamburgo” dos Idosos, realizando também uma extensão reunião com a Prefeita, Procuradoria do Município e todos os Secretários Municipais.

Ele é membro do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP/AC, e tem atuado em diversas Operações contra organizações criminosas em todo o estado do Acre, inclusive, conforme apurado pelo próprio site do MP, foi premiado em 2020 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), justamente na categoria profissional: “Redução da criminalidade”.

Além disso, o profissional é marcado pela parceria que mantém com as Instituições, desde Poder Público, rede de proteção e, principalmente, com os Órgãos de Segurança Pública, sobretudo, Polícia Militar e Polícia Civil, inclusive, o mesmo já foi condecorado com a Medalha do Mérito “Plácido de Castro”, a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar do Estado do Acre a uma autoridade pública, conforme matéria divulgada no próprio site do MP/AC.

Outro ponto de destaque apurado pelo “Blog do Accioly” foi que o Promotor tem uma atuação inovadora, vez que já foi premiado pelo próprio Ministério Público, com o 1º Lugar no Prêmio de Inovação e Gestão de 2019, com a elaboração e execução do Projeto “Jovem Aprendiz – Transformando Gerações”, segundo matéria também veiculada no site do próprio órgão.

Doutro lado, chama atenção o fato de o Promotor manter intensa proximidade com a sociedade, fato que o fez, inclusive, redigir uma Carta Aberta à sociedade de Sena Madureira quando de sua saída, a qual foi divulgada na mídia, tamanha foi a comoção social lamentando a sua transferência.

Por fim, o profissional mantém uma ótima relação com a imprensa, seja divulgando ações importantes, ou dialogando diretamente com a sociedade, razão pela qual concedeu essa entrevista exclusiva ao nosso Blog, onde foram abordados vários temas, principalmente, a forma de atuação no Ministério Público, onde rendeu diversos reconhecimentos por parte de órgão importante do Estado e da própria sociedade.


1. Quais serão os primeiros procedimentos a tomar a frente do MP de Tarauacá?

Promotor Júlio: O primeiro passo foi realizar uma radiografia criteriosa dos problemas de Tarauacá, para tanto, mantivemos diálogo com Promotores anteriores que por aqui passaram, além de fazer um levantamento criterioso de todos os procedimentos já instaurados pela Promotoria de Justiça, após, realizamos reunião com a Prefeita e Secretários, onde já me deixaram ciente de detalhes da comarca e áreas interessantes para atuação, para que a partir de então, possamos refletir e definir a melhor estratégia, visando, sobretudo, impactar a sociedade. Em suma, precisamos ter um foco para atuação, ter prioridades, com destaque para áreas da saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, e proteção a mulheres e a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. A evolução precisa ser constante, esse é o ponto principal.


2. Qual o seu perfil profissional?

Promotor Júlio: Tenho um perfil rigoroso no combate à criminalidade, até por ser membro do Gaeco, mas ao mesmo tempo, sensível e humano, quando trato de assuntos como: saúde pública, idosos, deficientes e crianças em situação de vulnerabilidade. Sempre busco o diálogo, realizar parcerias, e agir com integração, inovação e muita proatividade, tentando antecipar situações problemáticas, e resolvendo-as antes que se tornem mais graves. Quando a solução pacífica ou extrajudicial não é aceita, simplesmente tomamos as providências judiciais, doa a quem doer. Valorizo muito a humildade, pois nenhum homem consegue fazer Justiça sozinho, sobretudo, quando age com arrogância ou pensa que é o “dono da verdade”. É preciso sempre ouvir, ponderar, tomar a opinião de outros Promotores, da nossa Assessoria e, após, decidir. Quando me manifesto, não é apenas o Promotor em si, mas sim a minha Instituição, o Ministério Público é quem atua. Além disso, precisamos da sociedade. Eu busco ser um agente de transformação social, mas para isso, a sociedade tem de estar junto comigo, pois sempre estarei aberto para atender e ouvir as reclamações da comunidade, com toda a atenção e simplicidade, pois como se diz, “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Na verdade, o meu trabalho é para Deus, e não para os homens. Sempre busco agir com excelência, e não com perfeccionismo, pois o único Homem perfeito que veio à terra, foi crucificado. Por isso, sabendo que não somos perfeito, busco atuar sempre com equilíbrio e moderação, inovando sempre que possível. Em suma, busco manter o máximo equilíbrio possível entre o rigor, quando necessário, e a parte humana. Há uma frase que sempre cito, e sintetiza bem o meu pensamento: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.



3. Qual a mensagem ou recado que o senhor deixa para a comunidade?

Promotor Júlio: Nenhum homem faz Justiça sozinho, nem Promotor, nem Juiz, e nem Delegado. Meu papel é impactar a sociedade e ser um agente de transformação social, minha responsabilidade é imensa, mas entendo que quem promove a Justiça propriamente dita, é a própria sociedade, quando denuncia ilegalidades, auxiliando a Polícia e o Ministério Público, com uma postura de responsabilidade, inclusive, quando forem convocados para o Tribunal do Júri.
Penso que ninguém aqui deva ter espírito de covardia, mas sim de coragem e equilíbrio. Devemos fazer o certo, sempre. E é extremamente importante pra mim, sentir que a sociedade está junto comigo, afinal, o Ministério Público tem o dever de defender a sociedade. Eu sou apaixonado pelo Direito e pelo Ministério Público, sou absolutamente realizado por ser membro do Gaeco, e pra mim é uma honra imensa atuar em Tarauacá. Estou extremamente motivado para fazer a diferença neste lugar. Jamais vou me comparar a qualquer Promotor que atuou por aqui, porque quando nos comparamos, nos sentimos melhores ou piores, e as duas coisas são muito ruins. Estou aberto a todas as parcerias, campanhas, palestras nas escolas, entrevistas ou seminários que sejam para engrandecer o nome da Instituição, e fazer a diferença em prol da sociedade. Prêmios, medalhas, elogios e condecorações; tudo isso já faz parte do passado, e não significa mais nada pra mim, além de boas lembranças. Quero conquistar tudo do zero, a partir de novos desafios.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem