CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 2 de maio de 2018

JORDÃO: CONHEÇAM A EQUIPE GESTORA E A ESCOLA MANOEL RODRIGUES DE FARIAS


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Rodrigues de Farias, foi criada pelo então Governador Jorge Kalume e Secretária de Educação Professora Yacute Ayache, através do Decreto Lei nº 190, de setembro do ano de 1969, na ainda Vila Jordão. 


No inicio, passou a oferecer apenas ensino de 1ª a 4ª séries, funcionando num prédio construído em alvenaria contendo três salas de aula, pátio e duas varandas, sendo a única unidade educacional da comunidade e subordinada à administração pública do governo municipal de Tarauacá-Acre, até a emancipação política do município em 20 de abril de 1992, através do Decreto Lei nº 1034.


A Escola Manoel Rodrigues de Farias recebeu esse nome em homenagem a este ilustre brasileiro, que nasceu na cidade de Eirunepé- AM em 1901, tendo falecido em 1964, na cidade de Tarauacá-AC. Manoel chegou à comunidade em 1933, atraído pela riqueza que a borracha proporcionava na época, tornando-se um grande seringalista e ainda exercendo as funções públicas de sub-prefeito e juiz de paz. Com a reforma do ensino, em 1975 a escola passou  a oferecer o primeiro grau por completo e, atualmente, Ensino Fundamental e Médio. Pela amanhã, funciona de 1º ao 5º ano nos turno da manhã e tarde e Educação de Jovens e Adultos- EJA no período da noite, atendendo um toda médio de 380 alunos, com 16 professores e 4 servidores de apoio administrativo. No ano 2000, foi transferida para um novo prédio construído em alvenaria na Rua Tadeu Teixeira de Albuquerque s/n, com 06 salas de aula, 01 sala multicultural, 01 diretoria, 01 secretaria, 01 almoxarifado, 01 cantina, 01 depósito para produtos de limpeza, 01 área de serviço, 02 banheiros para professores, 01 sala para os professores, 03 banheiros femininos, 03 banheiros masculinos, 01 banheiro para funcionário de apoio, 01 bebedouro, 01 escovódromo e 01 corredor que serve de refeitório e área de lazer. 


A equipe gestora da Escola Estadual Manoel Rodrigues de Farias composta pela Professora Adelana Amorim Feitosa Farias - Diretora; Maria Marissanta Marinho de Farias -  Coordenadora de Ensino; Tacilene Jorge de Oliveira - Coordenadora Administrativa Esperidião Menezes Júnior - Secretário e Maria Miranete Lopes Rocha - coordenadora Pedagógica de EJA. 


Professora Adelana Amorim Feitosa Farias, graduada em Geografia e com especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica, é a Diretora.


Professora Maria Marissanta Marinho de Farias, com graduação em Pedagogia, especialização em Gestão Escolar é a Coordenadora de Ensino. 


Tacilene Jorge de Oliveira, formada em nível médio é a Coordenadora Administrativa.


Esperidião Menezes Júnior, graduado em História é o Secretário Escolar.

Maria Miranete Lopes Rocha é a Coordenadora Pedagógica de EJA. 


BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO 

Manoel Rodrigues de Farias, nasceu na cidade de Eirunepé, Estado do Amazonas, em 1901. Atraído pela riqueza que a borracha proporcionava na época, chegou à vila Jordão, município de Tarauacá neste estado, em 1933. Exerceu as funções de Sub – Prefeito da Vila e as de Juiz de Paz. Dedicando-se ainda à exploração da borracha, como seringalista. 

Era casado com Dona Amélia Gonçalves de Farias, cuja união teve (09) nove filhos, a saber: Thaumaturgo, Rufino,Carlos, Aracy, Manoel, Dionízio, Alta, Turiano e Pedro. Faleceu no ano de 1964, na cidade de Tarauacá – Acre. 

Assessoria de Comunicação
Núcleo Estadual de Educação
Tarauacá-Acre

Nenhum comentário: