TARAUACÁ: OFENDER AS PESSOAS NA INTERNET TAMBÉM É CRIME (ARTIGO)


O objetivo deste texto é contar uma experiência que para mim foi desagradável, perdurou por algum tempo e deixou eu, minha família e meus amigos muito tristes.

Quero dizer que não sou nenhum santo, porém nunca ofendi a vida pessoal das pessoas. Sempre fui muito duro contra atos de corrupção, porém, sempre ouvi o contraditório. É por isso que detenho a maior audiência no município no meu programa de rádio e nas minhas páginas da internet. Já respondi processos por posições políticas e outras acusações e fui INOCENTADO de todos.  

Sou da tese que é possível criticar sem ofender e elogiar sem bajular.    ´


Um grupo de pessoas decidiu, por razões políticas, montar uma espécie de "central de ofensas e boatos" na rede social FACEBOOK e, diariamente, passaram a proferir ofensas e mentiras contra minha pessoa, minha esposa e meus filhos. 

Diariamente se postava uma enxurrada de criação de fatos, imputação de ações supostamente cometidas por nós que não passavam de "criações maldosas" com objetivos claramente e comprovadamente de "vingança" por conta de nossa posição política na última eleição para prefeitura de Tarauacá. 

O esquema ofensivo funcionava assim: "Contrataram" uma pessoa "desmedida" e "destemida" da justiça e com histórico de ataques odiosos e mentirosos contra muita gente na internet e passaram a "municiá-lo" de informações mentirosas ou deformadas e, simplesmente, o sujeito postava na linha de tempo e a turma corria para comentar e "rasgar" elogios ao "herói" em questão. Expressões do tipo "Esse é o cara", "você é arrochado", "você fala o que os outros não têm coragem", "você fala a verdade" e por aí foi. Quando ele achava pouco ele mesmo comentava suas postagens e de outros sempre direcionadas a nos ofender. Fizeram isso por uns 6 meses. 2 antes e 3 depois da eleição.

Sofremos pra caramba, porém suportamos tudo calados sem ir confrontar com eles. Ao mesmo tempo em que eles se chateavam mais e mais por conta de nosso silêncio, o nível das ofensas iam aumentando ao pondo de incluírem até minha primeira esposa (já falecida). Uma mulher honrada. 

Todos os dias quando acordávamos já ficávamos pensando quais seriam as ofensas e as mentiras de hoje. E foram assim durante esses longos e dramáticos dias. Todas as postagens da "central de ofensas" nós imprimimos guardamos. Enchemos duas pastas.    

Daí então, decidimos ir até a delegacia de polícia registrar uma queixa crime e pedirmos que a justiça se manifestasse diante de tudo o que aconteceu. 

O processo foi aberto, passou pelos estágios burocráticos e desencadeou as chamadas audiências no juizado especial. Na primeira audiência, que é a de CONCILIAÇÃO, pasmem os senhores e senhoras. Nós na qualidade de vítimas ainda tivemos a dignidade de propor um acordo e o "sujeito" não aceitou. Daí fomos para a segunda audiência e a juíza de Tarauacá conversou com as duas partes ainda propondo um acordo. Aí nós estabelecemos as condições. 

A pessoa que cometeu os CRIMES teve a seguinte condenação. 

1 - Pagar uma indenização em dinheiro a mim e minha esposa por Danos Morais;

2 - Fazer uma retratação publica (pedido de desculpas) em blogs, sites e redes sociais;

3 - Se comprometer por escrito perante a justiça a não mais fazer referências à nós pela internet ou qualquer outro espaço de comunicação, sob pena de receber imediatamente condenações através de multas em dinheiro;

4 - Remover da internet, todo o conteúdo ofensivo a mim e minha esposa;

A pena poderia ser maior.

Confesso que lamentei tudo isso. Não tenho ódio dessas pessoas todas devidamente identificadas. 

Pra fechar o comprobatório do que estou falando, depois da condenação essas pessoas fizeram uma "vaquinha" para ajudar no pagamento da indenização por reparação de danos. 

Estou postando essas informações para ALERTAR as pessoas que acham que a internet é " TERRITÓRIO SEM LEI" e escrevem o que bem entendem para ofender os outros, como também Alertar os OFENDIDOS a buscarem seus direitos no JUIZADO ESPECIAL.

Raimundo Accioly
Professor e Comunicador
Tarauacá-Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem