CONHEÇA OS DESBRAVADORES


DESBRAVADORES - Os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.

Semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas. Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950. Mundialmente o Clube de Desbravadores faz parte do Ministério Jovem da IASD, que tem como diretor o australiano Gilbert Cangy.

História - O primeiro passo rumo a organização do clube de desbravadores dentro da Igreja Adventista ocorreu em 1907, quando foi criado o Departamento de Jovens Missionários Voluntários (Missionary Volunteer Society), sob a liderança do pastor M.E. Kern.

Pastor Samuthram em 1958, fundador do movimento "Missionários Voluntários" na Malásia.

Em 1909 são organizadas as primeiras sociedades de Missionários Voluntários Juvenis (MVJ), e em 1914 desenvolvem-se as primeiras lições para MV's Juvenis, que seriam a precursoras das classes progressivas dos desbravadores.

Em 1911 formam-se om embriões do clube de desbravadores em Takoma Park nos Estados Unidos. Três clubes foram formados em Takoma Park em 1911, eram eles: “Scouts Missions”, “Woodland Clan & Pals” e “Takoma Indians”. Caracterizavam-se por somente aceitar meninos em suas fileiras. Em 1919 Arthur Spalding fundou o clube Scouts Missionaries (Escoteiro Missionários em português), no condado de Madison, no Tennessee. Spalding estudou a organização, formulou diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja Adventista (característica que não foi adotada inicialmente pelos clubes de Takoma Park), e criou o esboço do movimento. Os Escoteiros Missionários desenvolveram os ideais fundamentais para o atual clube dos desbravadores.

Em 1929 pela primeira vez é utilizado o nome “pathfinder” ("desbravador" em português) em uma programação de juvenis da IASD. A Associação do Sudeste da Califórnia promove um acampamento para Juvenis Missionários Voluntários, e intitula o acampamento de “pathfinder”. E a mesma Associação (Sudeste da Califórnia), em 1946, unilateralmente oficializa e passa a patrocinar o programa, tendo seu primeiro protótipo de clube reconhecido, sendo testado em Riverside na Califórnia.

A par da experiência na Califórnia, a Associação Geral da Igreja Adventista oficializa em 1950 o programa do clube, e adota um uniforme, um hino (composto em 1947 por Henry Bergh) e uma bandeira (confeccionada por Hellen Hobbs em 1948) oficiais para o novo departamento. O nome adotado para o programa foi Clube de Jovens – Missionários Voluntários.

Entre 09 a 11 de Outubro de 1953, a Associação Sul da Nova Inglaterra promoveu o primeiro Camporee de desbravadores em Ashburnham em Massachusetts. Desde então este tem sido o principal acampamento e forma de interação entre clubes de desbravadores em todo o mundo.

Desde a oficialização do movimento como programa da IASD, ele sofreu algumas atualizações, sendo as mais significativas:
· (1958) Desenvolvimento das classes progressivas;
· (1959) Desenvolvimento das classes de desenvolvimento físico e moral (medalhas de ouro e prata);
· (1976) Acréscimo dos mestrados ao currículo do clube;
· (1982) O emblema mundial Missionários Voluntários é substituído pelo emblema mundial dos desbravadores, e o nome Missionários Voluntários cai em desuso;
· (1988) É feita a primeira revisão geral do currículo dos desbravadores.

Em 2001 somavam nos quadros do movimento, 2 milhões de desbravadores e 90.000 clubes, espalhados por mais de 150 países.

Filosofia e objetivos - O clube de desbravadores é um programa religioso centrado no tripé físico-mental-espiritual, que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes (juvenis) entre 10 e 15 anos de idade, com foco específico nesta faixa etária.

Grande parte do programa do clube de desbravadores é construído em torno de atividades físicas. Segundo o manual do clube de desbravadores, o foco nisto explica-se porque “os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”. Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam ação, aventura, desafio e atividades em grupo, “oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”, que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da “cidadania e lealdade” que prega o respeito para com “Deus, Sua criação, e Sua igreja

Enquanto o clube de desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube. O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum.

Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que "os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos". A forma como veem os líderes e os valores dos pais é utilizada como um modelo espiritual e social a ser seguido. Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas. A filosofia educacional do clube, destaca ainda que os juvenis aprendem mais efetivamente numa atmosfera positiva, feliz e segura. Segundo a Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, “a atitude dos dirigentes do clube é, portanto, um ingrediente vital em garantir o sucesso e a eficácia deste ministério para a juventude, pois será ele um dos principais modelos a ser seguido pelos juvenis”

Papel da liderança - A liderança tem como papel "ajudar os jovens a compreender e amar a Deus e zelar pela igreja e pelo próximo". Segundo o Manual do clube de desbravadores, os objetivos e deveres da liderança do clube são:

· “Encorajar os desbravadores a descobrir o seu potencial dado por Deus e usar seus dons e habilidades para atender as expectativas do plano de salvação”;
· “Inspirá-los a dar expressão pessoal de seu amor a Deus, se unindo com outros juvenis em várias atividades de extensão”;
· “Tornar como prioridade número um do programa do clube, a salvação pessoal de cada desbravador”;
· “Construir no desbravador o apreço por uma vida saudável (desfrutar de atividades ao ar livre) e cultivar neles o amor pela criação de Deus”;
· “Ensinar ao desbravador habilidades envolventes e interativas de forma a tornar o tempo e os talentos do juvenil mais significativos”;
· Ele deve “incentivar o desbravador a se manter fisicamente apto, e ensina-los a cuidar de seu corpo e estabelecer hábitos que irão dar benefícios a sua saúde”; .
· “Dar oportunidade para o desenvolvimento de liderança encorajando os membros do clube a trabalhar em conjunto e compartilhando as responsabilidades da liderança.”;
· “E objetivar a promoção do desenvolvimento harmonioso do desbravador, cuidando de todos os aspectos necessários, sejam eles o físico, o social, o intelectual e o espiritual”.

Organização - Cada clube de desbravadores é administrado por um diretor de clube, vice-diretores (normalmente chamados de “associados”), conselheiros, instrutores, capelão, secretário e tesoureiro. Os cargos administrativos do clube demandam que pessoas treinadas estejam ocupando a função. A conferência Geral do Departamento Jovem instrui que preferencialmente sejam líderes investidos – maiores de 16 que cumpriram a “Classe de Líder” – ou no mínimo que estejam cumprindo os requisitos da Classe de Líder.

O clube é dividido em unidades separadas, classificadas por sexo e por idade. Cada unidade tem em média seis ou oito desbravadores, acompanhados de um conselheiro, que é o seu líder. A unidade funciona como uma célula do clube, ou um “micro-clube”, pois também desenvolve um organograma administrativo com um capitão e um secretário, além de desenvolver atividades práticas e teóricas através da interação entre seus membros.

Os clubes também são organizados em “regionais”, que funcionam como agrupamentos de vários clubes. Normalmente tem a atribuição de desenvolver atividades de âmbito maior (a exemplo de camporees), que demandam mais esforço e planejamento, também dando suporte ao clube, através da “equipe regional”. A regional é coordenada por um coordenador regional, normalmente um líder investido.

Num âmbito maior está a coordenação local dos campos de desbravadores (missões, associações, uniões e divisões), que, assim como as regionais, tem a atribuição de coordenar atividades que demandem mais planejamento, além de responderem a Associação Geral por todas as atividades e trabalhos desenvolvidos em sua região geográfica.

Atividades desenvolvidas - Várias atividades são desenvolvidas no programa do clube, sendo subdivididas de acordo com o tripé educacional do clube, focando o físico, o mental e o espiritual.

Âmbito físico - Como parte do programa oficial, o desenvolvimento físico (prática de atividades físicas) é valorizado. Isso se explica na filosofia do clube ao afirmar que “os juvenis (entre 10 e 15 anos) estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”. Várias atividades como caminhadas, trilhas na selva, ciclismo, montanhismo, entre outras, tem destaque nas atividades do departamento.[

As atividades dentro e fora da reunião regular do clube focam o desenvolvimento físico. Desenvolvem-se jogos, atividades recreativas e brincadeiras, que incentivam a prática de exercícios. Até mesmo atividades tradicionais da reunião regular, como a ordem unida, prezam pelo aspecto físico, conjugado com o desenvolvimento mental.

As atividades físicas devem em sua essência (dentro da filosofia oficial), entreter e atrair a criança e o adolescente, e permitir que a mesma desenvolva seu aspecto mental e espiritual conjuntamente.

Âmbito mental - Como parte do desenvolvimento mental incentiva-se o juvenil a estudar e desenvolver as classes e especialidades, que são análogas a séries e disciplinas escolares.

Embora compreendam também os aspectos físico e espiritual, as classes e especialidades trazem um maior benefício no âmbito mental ao desbravador, pois proporcionam um aprendizado ampliado sobre os mais diversos assuntos.

Âmbito espiritual - Embora a parte física exija bastante tempo dentro das atividades, o desenvolvimento espiritual é o foco maior do clube. O objetivo central é a levar o juvenil a ter uma "experiência diária e constante com Deus", fazendo-o refletir acerca da "Sua criação e de Seu cuidado para com ele".

Em matéria espiritual, leva-se a cabo várias atividades a fim de envolver o juvenil. Destacam-se trabalhos missionários, estudos bíblicos e trabalhos voluntários. O clube normalmente realiza duas reuniões semanais, sendo uma no domingo, onde trabalha o aspecto físico e mental dos juvenis, e uma no sábado, onde desenvolve atividades de âmbito espiritual, tais como, visita a asilos e orfanatos, doação de alimentos e roupas, distribuição de panfletos religiosos, campanhas contra a violência e contra as drogas, entre outras atividades.

Cidadania cristã - Dentro do âmbito espiritual há a noção de cidadania cristã no clube de desbravadores. Esta é parte integrante do trabalho com os juvenis, e estabelece os conceitos (ou o segundo tripé) de “cidadania e lealdade” que são três: servir a Deus, à pátria, e ao próximo. O trabalho social de todo o departamento é norteado por este conceito.

Classes e especialidades

Classes regulares e avançadas - As classes regulares são atividades que englobam os mais variados temas, sempre considerando a filosofia educacional do clube. Assemelham-se a graus acadêmicos, pois se recomenda que sejam desenvolvidas no espaço de um ano, respeitando a idade correta para cada classe. Desenvolvem-se conjuntamente as classes avançadas, que contém requisitos mais elaborados, e geralmente com um certo grau de dificuldade em relação as classes regulares. São doze as classes existentes para os juvenis:

· Amigo e Amigo da Natureza (10 anos);
· Companheiro e Companheiro de Excursionismo (11 anos);
· Pesquisador e Pesquisador de Campo e Bosque (12 anos);
· Pioneiro e Pioneiro de Novas Fronteiras (13 anos);
· Excursionista e Excursionista na Mata (14 anos);
· Guia e Guia de Exploração (15 anos).

Classes de líder e mérito físico - Ao completar os 16 anos o desbravador tem a possibilidade de escolher permanecer no clube e compor o quadro da liderança. Se esta for a escolha do jovem, ele passará a responder as classes de líder, que são três: Líder; Líder Máster; e Líder Master Avançado. Estas classes tem a função de preparar e capacitar o jovem que irá compor os quadros da liderança, dando todas as instruções necessárias neste sentido.

Há ainda as classes de mérito físico, que são as seguintes: Medalha de Prata; e Medalha de Ouro. Caracterizam-se por incentivar fortemente o desenvolvimento físico e atlético dos juvenis a partir de 14 anos, e dos jovens que estão nos quadros de liderança do clube de desbravadores, do clube de Aventureiros e do clube de Jovens.

Especialidades e mestrados -As especialidades são atividades teóricas e práticas focadas em determinado tema específico, como se fossem cursos intensivos. Seu objetivo é levar o desbravador a assimilar novos conhecimentos, desde áreas referentes a nutrição e a saúde, até áreas recreativas, de forma que o capacite e treine para lidar com as mais diversas situações. A sua filosofia especialidades também enseja que esta ajude no desenvolvimento espiritual e moral do desbravador.

Os mestrados são agrupamentos de especialidades afins que se desenvolvidas, dão ao desbravador, através do sistema de méritos do clube, a possibilidade deste ser agraciado com o mérito de conhecedor de determinada área de conhecimento, seja ela, por exemplo, desde "arte campestre", até "artes e habilidades manuais"

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem